Blog

Como tirar a certificação e tornar-se um Google Partner? VEJA!

Como tirar a certificação e tornar-se um Google Partner VEJA

Sabia que se você faz anúncios na plataforma do Google, você é elegível para participar do Google Partner, o programa de parcerias da empresa? Há uma série de benefícios em obter essa certificação, mas é preciso cumprir alguns requisitos para obtê-la.

Continue lendo este conteúdo para entender melhor sobre o programa de parcerias do Google!

 

O que é certificação do Google?

As certificações do Google são um tipo de credencial que os profissionais podem obter e usar para comprovar sua proficiência nas ferramentas básicas e avançadas do Google.

Para saber mais sobre essas ferramentas e concluir a avaliação que leva a um certificado do Google, você deve se inscrever no programa de treinamento Skillshop (antigo Academy for Ads).

Há muita gente também que investe em cursos de terceiros para aprender a usar as ferramentas de publicidade do Google. Mas, caso você não tenha muito dinheiro disponível, você não precisa abandonar essa ideia.

O Google oferece cursos e-learning (100% online) criados por especialistas da empresa por meio do Skillshop. O objetivo é que todos possam aprender em seu ritmo e fazer o teste para obter suas certificações do Google.

entenda o que é preciso fazer para retirar sua certificação de um google partner para sua empresa

 

Quais são os certificados do Google?

Há quatro grupos principais de certificações Google, que são os seguintes:

  • Google Ads;
  • Google Marketing Platform;
  • Analytics Academy;
  • Waze.

Há seis subcategorias de certificações do Google Ads:

  • Pesquisa;
  • Rede de display;
  • Métricas;
  • Vídeo;
  • Anúncios do Shopping;
  • Apps.

Se você deseja especializar-se no Google Adwords, você pode aprender sobre um formato de cada vez e obter as certificações de todos.

Como conseguir a certificação do Google Partner?

Para tornar-se um Parceiro do Google, você deve fazer mais do que apenas investir no AdWords. É preciso demonstrar qualidade na sua entrega ao Google.

O Google, atualmente, oferece duas opções de certificação: Google Partner e Premier Partner. Para obter qualquer um destes, você deve atender a vários pré-requisitos (sendo o Premier o mais restritivo).

Confira logo a seguir um passo a passo para obter sua certificação do Google.

1. Primeiros passos

Antes de começarmos, caso você não use os serviços do Google para e-mail comercial ou não tenha uma conta do Gmail para sua empresa, o recomendável é que você crie uma (com acesso a todos os serviços do Google, como Analytics e Search Console).

Feito isso, chegou a hora de você criar uma MCC (Minha Central de Clientes), se você ainda não o tiver. Você pode gerenciar todas suas contas do AdWords com apenas um login da central.

Além de aumentar a produtividade dos analistas que gerenciam as contas, a MCC permite que os clientes consolidem todos os seus investimentos mensais (incluindo os próprios) em um só local, que é necessário para atender ao requisito mínimo de investimento mensal para conseguir a certificação.

Para criar uma MCC é muito fácil:

  • Entre na página inicial do AdWords Customer Service Center;
  • Crie uma conta para a agência (importante utilizar Gmail ou uma conta Google);
  • Clique em “+ Conta” para adicionar sua conta e qualquer conta de cliente existente;
  • Acesse “Configurações da conta” e conceda acesso à sua equipe.

2. Perfil da empresa do Google Partners

Agora que você tem uma Central de Cliente do AdWords, precisa concluir seu registro com Google Partners. Confira as etapas do cadastro:

  • Entre no site do Google Partners, selecione a opção “Participar no Google Partners” e preencha o formulário;
  • Preencha o formulário com o mesmo endereço de e-mail usado para criar a MCC;
  • Clique em “Meu Perfil” e depois “Afiliação com a Empresa” no formulário;
  • Insira o nome ou o site da sua empresa;
  • Como o Google Partners não poderá encontrá-la, clique em “+ Adicionar empresa” e preencha o formulário;
  • Será necessário verificar a propriedade do site por meio do Google Search Console ou enviando um e-mail para o mesmo domínio.

Após configurar o perfil da agência, os membros da equipe devem também preencher seus cadastros pessoais no Google Partners e vincular seus perfis à empresa (basta acessar “O meu perfil” e pesquisar a empresa no formulário de afiliada.

Vale lembrar que todos os funcionários da agência que trabalham com AdWords, precisam preencher o cadastro e a vinculação, já que é um requisito para um dos critérios de certificação.

existe um perfil certo par uma agência ter o certificado?

3. Provas e certificações

Para tornar-se um Google Partner, a sua empresa precisa ter, no mínimo, um membro que tenha a certificação do Google AdWords. Ao passo que, para o nível Premier, é preciso ter pelo menos dois membros certificados.

Para obter uma certificação do Google, um profissional deve passar no Exame Google Foundations assim como outros exames Google AdWords disponíveis:

  • Pesquisa;
  • Display;
  • Mobile;
  • Vídeo;
  • Shopping.

Todos os exames são gratuitos e podem ser encontrados na conta pessoal de qualquer membro do Google Partners. O acesso deve ser obtido usando a mesma conta vinculada ao perfil da empresa.

Para preparar-se para os exames, você pode baixar o Kit para gerar leads gratuitos do Google AdWords. E também visitar a Partners University, que oferece uma variedade de treinamentos para as provas, tudo em português.

4. Desempenho da empresa

A equipe do Google irá avaliar o desempenho da empresa com base em um aumento na receita geral de anúncios. Assim como a retenção ou aquisição de novos clientes por meio do Google AdWords.

Por essa razão, é crucial vincular o perfil do Google Partners da empresa ao MCC principal da agência. Assim todos os clientes da agência serão incluídos, todos novos clientes que for adquirindo.

Outros pontos considerados incluem métricas de desempenho como qualidade da campanha e a CTR média (taxa de cliques).

5. Investimentos no AdWords

Para a certificação do Google Partners, não é apenas necessário garantir alta qualidade e desempenho; também é necessário garantir um baixo investimento.

O valor mínimo que deve ser gasto no Google AdWords nos últimos 90 dias, ou o equivalente em reais, é de dez mil dólares. Como exemplo, com um cotação de R$ 3,50, é preciso um investimento mínimo de 35 milhões de reais nos últimos 90 dias.

Além disso, uma conta bancária com pelo menos 90 dias e investimentos em 60 desses 90 dias são necessários.

A Agência Vanguarda Comunicação tem a certificação, sabia?

Agora você já sabe como tirar a sua certificação! E você também sabia que nossa agência tem a certificação Google Partner? Pois é! Na prática, isso significa que somos capazes de trazer um retorno muito maior nos seus ads!

Ficou interessado? Fale conosco e invista no seu negócio!

Escreva um comentário