Blog

Setor de vendas: aprenda a estruturar o seu AGORA!

Um setor de vendas bem estruturado é sinônimo de entrada comstante de novos clientes na sua empresa

Você tem sentido que o setor de vendas da sua empresa não tem entregado os melhores resultados? Acredita que pode conseguir mais sucesso com poucas alterações? Apesar de ser uma situação recorrente em empresas de diversos portes e segmentos, estes períodos podem ser aproveitados para coletar dados importantes.

Tire suas dúvidas sobre o assunto com o nosso artigo de hoje e veja como estruturar um setor de vendas pleno e de sucesso na sua empresa.

Leia também:00

– Veja 7 erros que estão impedindo o crescimento da sua empresa

Por que investir no setor de vendas?

É interessante identificar possíveis problemas durante uma crise, por exemplo. Ou mesmo outra situação que esteja gerando uma performance abaixo do que era esperado, como um relacionamento mais distante com os clientes ou até mesmo preços acima da média de mercado. 

São esses momentos de análises no qual a marca percebe que possui potencial para resultados melhores, o que pode estimular a busca por estratégias que ajudem efetivamente a alavancar as vendas.

As estratégias são partes importantes na hora de implementar as modificações necessárias no setor de vendas da sua empresa, para assegurar que a produtividade esteja de acordo com as metas estabelecidas. Sendo assim, reunimos, em algumas etapas, poucas alterações que podem ser aplicadas no setor de vendas da sua empresa para garantir maior sucesso. Confira!

Escolha o modelo que melhor se encaixa ao seu negócio

Essa é a primeira etapa para estruturar o setor de vendas da sua empresa e tem a ver com a definição do modelo mais adequado para o seu negócio. Sendo assim, leve em conta as táticas de abordagem aos clientes, assim como o tamanho do quadro de funcionários disponível para a sua equipe. 

É importante considerar também os recursos essenciais para aplicar cada modelo em funcionamento. Confira, abaixo, os modelos existentes que sua marca pode se encaixar:

Field-sales: esse é um dos modelos mais comuns, no qual os vendedores vão ao local onde se encontra o cliente. Apesar de apresentarem um custo mais alto, as vendas de campo são alternativas melhores para estabelecer uma relação mais próxima.

Inside-sales: esse modelo se enquadra melhor para vendas internas. Desse modo, todo o contato com os clientes se dá a partir do próprio ambiente da empresa, seja através de e-mails, chamadas telefônicas ou videochamadas. Por não exigir a necessidade de deslocamento, o inside sales apresenta um custo mais baixo quando comparado às vendas de campo.

Self-sales: nesse modelo de setor de vendas a comercialização é feita de forma direta, sendo praticamente inexistente o contato entre vendedores e clientes. Essa estrutura é muito comum em e-commerces e organizações com ticket médio menor. As compras são realizadas por iniciativa própria, quando o cliente em si procura o ambiente do negócio.

Monte uma equipe de sucesso

Após decidir o modelo para o setor de vendas, a próxima etapa é a escolha dos colaboradores que irão compor o seu time, uma fase importante. Sendo assim, é essencial, para criar um departamento de vendas funcional, recrutar pessoas dispostas a dialogar e negociar com os mais diversos perfis de clientes. Os resultados estão diretamente relacionados com a aquisição de pessoal qualificado.

O primeiro passo é montar uma equipe de vendas de sucesso para sua empresa

Aposte em uma equipe diversa, não incorporando apenas profissionais com alta competitividade e orientados às metas. Dessa forma, esses perfis irão se complementar e não transformarão o departamento em um ambiente de pura competição, atrapalhando o desenvolvimento da equipe.

Identifique um líder para o seu setor de vendas

Toda equipe precisa de uma liderança à frente, que decida, que agregue, que transforme todo o potencial do grupo em números efetivos. Portanto, no setor de vendas isso não é diferente. 

É essencial identificar um profissional com perfil de líder que consiga aliar o conhecimento específico da área como também seja capaz de transmitir esses aprendizados para os outros colaboradores da equipe.

Organize o time para obter melhores resultados

Agora, com uma equipe forte e bem liderada, é o momento do seu setor de vendas se organizar para trabalhar em alto nível com todos os perfis e características específicas de cada modelo de funcionamento. 

Você pode iniciar organizando os colaboradores de acordo com as etapas das vendas. Coloque os que melhor se desempenham em cada função para que o seu retorno seja satisfatório.

Crie metas possíveis de serem alcançadas

A definição de metas é a última etapa para você conquistar bons resultados com o seu setor de vendas. Apostar em metas possíveis é criar desafios que possam ser batidos pela sua equipe, do contrário só criará um sentimento coletivo de que nenhum dos objetivos propostos estão sendo atingidos. 

Uma dica interessante é: peça para que os colaboradores sugiram metas factíveis, ajustando constantemente às necessidades da companhia.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com mais pessoas! Em nosso blog você encontra informação de qualidade, dicas e tendências de mercado para alavancar o seu negócio. Clique aqui.

Escreva um comentário