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Veja 7 erros que estão impedindo o crescimento da sua empresa

Crescimento da empresa: veja 7 erros que podem atrapalhar você!

Comandar um negócio requer muita habilidade para resolver problemas e investir em ações que promovam o crescimento da empresa. Porém, para alcançar bons resultados e de fato sentir o desenvolvimento, é preciso, antes de tudo, identificar os erros.

Muitas vezes, eles estão dentro do próprio espaço corporativo, distribuídos entre os setores, nas práticas de gestão e até mesmo na cultura da empresa. Nesta matéria, você vai conferir 7 erros que mais atrapalham o desenvolvimento das empresas.

Confira!

1. Não estudar o mercado atrapalha o crescimento da empresa

Ficar preso aos tradicionais meios de gestão podem ser um verdadeiro atraso para o empreendimento. Para que uma empresa atue com sucesso no mercado é preciso que ela tenha bem claro quais são os seus objetivos e quem ela atende.

  • É preciso saber também:
  • Quais são as necessidades do público;
  • Quais as ferramentas usadas pelos concorrentes;
  • O que pode tornar a empresa diferente.

Indicativos da economia, novas formas de gestão, tecnologias que melhoram processos, etc, são fundamentais para direcionar a empresa para uma melhor forma de atuação.

Hoje em dia, existem muitas empresas de consultoria no mercado. Além de estudar os aspectos internos e externos das empresas, elas montam ações que ajudam outras empresas a se situarem no mercado.

2. Não investir na motivação das equipes de trabalho

A produtividade de uma empresa está intimamente ligada ao fator motivação. Quanto menos motivação os funcionários estiverem para trabalhar, menos resultados trarão para a negócio.

Muitas vezes, por medo de gastar mais, o empresário evita apostar em ações motivacionais, o que é um erro que pode prejudicar o rendimento da empresa.

Um bom líder precisa investir continuamente em maneiras de motivar sua equipe. E não estamos falando apenas de bonificações financeiras, mas de formas de reconhecimento também, como:

  • Troféu funcionário do mês;
  • Medalhas de produtividade;
  • Demandar tarefas;
  • Promoções, entre outros.

3. Não se preocupar com o financeiro da empresa

Que as empresas não sobrevivem no mercado sem uma boa saúde financeira todo mundo sabe. Os riscos de não ter controle de gastos são muitos:

  • Caixa no vermelho;
  • Gastos maiores do que lucros;
  • Dificuldade para pagar funcionários e fornecedores, etc.

Essas situações acabam obrigando o empresário a fazer um empréstimo financeiro, fator que se torna uma verdadeira bola de neve. Na pior das hipóteses, existe o risco de falência. Para evitar que isso ocorra, é imprescindível ter controle dos gastos com: operação, pessoal, investimentos, entre outros.

Mas como? A alternativa mais indicada por especialistas é o uso de um bom software de gestão. Com ele, é possível ter em mãos a qualquer momento informações sobre o financeiro da empresa.

Eles também podem prever custos extras e sinalizar saldos positivos, além de gerarem relatório que facilitam a visualização dos custos gerais da empresa.

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4. Subestimar a importância de um plano de negócios

Não tem como investir no crescimento da empresa sem um bom plano de negócios. Ignorar a importância desse item é como dar tiro no escuro, uma aposta de sorte. Infelizmente, muitos empresário ainda não adotam essa prática tão importante para a organização.

O plano de negócio permite uma noção mais precisa dos objetivos traçados e ajuda a verificar se os processos implementados estão condizentes com o esperado. Com ele, é possível ainda entender melhor o funcionamento da empresa e todo o seu potencial.

Trata-se de uma espécie de guia, que serve para acompanhar o progresso da empresa, descobrir se as ações realizadas estão produzindo um bom resultado e se tudo está caminhando em perfeita harmonia.

5. Determinar metas inalcançáveis

Este erro está relacionado ao tópico anterior. Muitas vezes até existe objetivo a alcançar, mas ele está totalmente fora da realidade da empresa. Este erro é comum para empreendedores em experiência, que acabam ficando frustrados.

As metas são importantíssimas, claro, mas elas precisam ser traçadas de forma realista. Estabeleça metas “palpáveis”, que exijam o comprometimento de todo o quadro de colaboradores e possam, de fato, ser conquistadas.

Assim, os riscos de fechar o mês no vermelho ou acabar em frustração são bem menores. Se preciso, conte com a ajuda de consultores com experiência no mercado.

6. Não investir em ações de marketing e publicidade

Este erro infelizmente também é comum. É por isso que muitas empresas estão há anos no mercado e ainda não são tão conhecidas do público. Dessa forma, se torna muito fácil perder espaço para os concorrentes.

Independente do segmento de atuação, uma empresa precisa manter uma boa relação com os clientes, consumidores e parceiros. Além disso, precisa de visibilidade e estratégias de posicionamento no mercado.

Para isso, nada melhor do que ações de marketing e publicidade. Estar inserido nas mídias, tanto online quanto offline, é um excelente maneira de apostar no crescimento da empresa.

Não sabe por onde começar? Uma agência de comunicação 360º pode ajudar você. Nós fizemos uma matéria onde aprofundamos ainda mais nesse assunto. Para acessar, basta clicar aqui.

7. Preocupar-se somente com resultados

Muitas empresas estão tão preocupadas em conseguir resultados que acabam se perdendo no caminho. Por muitas vezes, acabam ignorando a ética do mercado, baseando sua vendas em mentiras, por exemplo.

Nesse contexto, surgem diversas ações imorais e até mesmo ilegais, totalmente prejudiciais a longo prazo. As consequências disso podem ser desastrosas, como perda de clientes, perda de contratos e uma péssima reputação no mercado.

Este é um dos maiores e piores erros que um empresário pode cometer.

Você quer investir no crescimento da sua empresa? Primeiramente, organize a estrutura interna do seu negócio, invista em melhorias nos processos e em parcerias com quem entende de mercado. No nosso blog, você encontra outros conteúdos que podem ajudar você. Leia também: Comunicação integrada de marketing: por que contratar uma agência 360º?

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