Blog

4 ferramentas indispensáveis para seu mkt B2B funcionar!

aprenda algumas ferramentas de marketing para clientes que atuam com vendas b2b

O marketing B2B é uma estratégia fundamental entre as empresas que pretendem alcançar outras empresas. Portanto, ele acaba sendo um grande responsável por gerar mais oportunidades de negócio.

Cada empresa precisa pensar sobre sua estratégia de marketing de acordo com o seu tipo de negócio e com o segmento de seu cliente.

Dentro do mkt B2B é vital que as empresas que vendem para outras empresas consigam gerar leads qualificados para poder convertê-los em clientes.

Quando se trata de business to business, existem vários pontos interessantes para se prestar atenção. Um dos principais é como a comunicação deve ser elaborada nesse quesito.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira!

Quais são as ferramentas de marketing usadas no B2B?

O business to business é um segmento de vendas voltado de empresa para empresa. Portanto, as empresas não lidam com o consumidor final, mas com outro negócio.

A estratégia B2B deve ser amplamente pensada, pois ela envolve assuntos como preço, produto, marketing, logística e tributária. Logo, tudo isso deve ser visto.

A cada dia que passa, o número de empresas no mercado aumenta cada vez mais. Por conta disso, torna-se indispensável fazer uso de várias ferramentas de marketing que servirão para otimizar e facilitar as questões da empresa.

O ideal é que você combine ferramentas para ter um melhor resultado dentro de sua necessidade.

1. EveryoneSocial

O Everyonesocial permite organizar suas vendas no B2B

Esta é uma ferramenta utilizada para integrar a informação com o funcionário. Afinal, uma das coisas importantes – e que infelizmente muitas vezes são deixadas de lado – são os colaboradores da empresa.

Grande parte desses funcionários fazem uso das redes sociais e já compartilham sua experiência no local. Além do mais, esses colaboradores acabam por ter uma rede quase que inexplorada de pessoas que não são familiarizadas com a marca ou produto da empresa.

Dessa forma, a ferramenta entra como um facilitador para manter os funcionários informados, criando e compartilhando essas informações.

Assim, pode-se incentivar o engajamento nas publicações da marca, aumentar o conhecimento geral e ainda gerar leads por meio do compartilhamento de notícias.

2. Hubspot

O Hubspot é uma das melhores ferramentas digitais para o markting digital da sua agência

Esta é uma ferramenta de automação muito útil e que se destaca em meio às outras ferramentas disponíveis. Antes, ela tinha um controle maior no que diz respeito à automação de processos.

Mas, hoje, a ferramenta se tornou um local único, que possui componentes de CRM de vendas, facilitando assim todo o controle de informações de clientes, negócios, receita, entre outros.

A organização da ferramenta é tudo que uma empresa precisa para chegar ao próximo nível e elevar o patamar.

3. Pipedrive

O Pipedrive permite traçar estratégias para sua carteira de clientes e nunca ser pego desprevenido

É inegável que o fator organização é um dos itens mais importantes para o sucesso de qualquer empresa. Por meio dela é que se pode alinhar todas as estratégias e demandas da empresa.

O Pipedrive conta com uma interface bastante simples e intuitiva. Assim, pode-se registrar as informações do consumidor desde o início de seu contato até o pós-venda.

O CRM da Pipedrive pode ser integrado a outras ferramentas. Então o trabalho pode ficar ainda mais otimizado, sem que haja a necessidade de trocar os sistemas na hora de fazer as tarefas.

4. DataFox

O Datafox é um ERP que permite gerenciar todos os seus clientes

Uma das ferramentas mais usadas por empresas B2B é o account-based marketing ou marketing baseado em contas. Aqui, as empresas se dedicam a realizar campanhas mais específicas para clientes que possuam mais potencial de conversão.

Portanto, se a sua empresa é adepta desse tipo de estratégia, o DataFox pode ser a ferramenta ideal, ainda mais porque conta com diversas funcionalidades que possibilitam extrair a produtividade e a performance da equipe. O software permite:

  • Facilitar a realização de ICP;
  • Inserir dados de potenciais clientes;
  • Ajudar na busca de novos leads. 

Quais estratégias de marketing podem ser utilizadas no marketing B2B?

 

No planejamento do marketing b2b não pode faltar uma boa apresentação que fale sobre a solução que a sua empresa oferece. Isso é um recurso importante para apresentar aos leads e clientes durante as reuniões.

A apresentação também facilita explicar o que a empresa oferece, por meio de dados relevantes que ajudam na estratégia da empresa.

Outra boa estratégia é contar com a presença de um blog. Por meio dele, a sua empresa criará conteúdos de valor que possuem informações interessantes para o usuário.

Trabalhando isso junto com o SEO, é possível fazer com que haja um tráfego orgânico e maior conhecimento de sua empresa por meio dos posts.

Também é fundamental poder contar com o e-mail marketing como estratégia. Em uma pesquisa feita pela Rock Content em 2018, notou-se que 76,7% das empresas faziam uso de e-mail marketing.

E essa é uma estratégia bem óbvia, visto que esse canal tem um grande potencial de criar relacionamentos com os clientes através de informações valiosas como as newsletters.

Quais outros tipos de comunicação uma empresa b2b pode fazer?

Um meio bem útil de se comunicar com os clientes, principalmente sendo do ramo b2b, é poder realizar infográficos. Eles são ferramentas que incluem números e estatísticas, fazendo a organização dos dados por meio de elementos gráficos e realizando um design interativo.

Isso fará com que o seu negócio tenha maior credibilidade ao negociar seus produtos ou serviços com outras empresas. As redes sociais também são um bom comunicador pois marcam presença na internet, gerando um relacionamento com seus possíveis clientes.

Conclusão

Por fim, essas são algumas das ferramentas usadas para o marketing B2B. Vimos ao longo deste texto a importância de poder usar essas ferramentas e como a comunicação no ramo b2b se faz importante.

Existem diversas estratégias e também diversas ferramentas para que você faça melhor uso da comunicação dentro de sua empresa. No entanto, nem todos sabem gerenciar bem esses itens importantes para a gestão empresarial.

Por isso, se você tem dúvidas, o melhor a fazer nesses casos é contratar uma equipe de profissionais que saiba avaliar suas necessidades e, assim, te guie através de uma consultoria aos melhores caminhos que sua empresa pode tomar.

Conte aqui se este conteúdo foi útil e não deixe de compartilhar este artigo.

Escreva um comentário