4 ferramentas de marketing digital para usar na sua empresa!
Você sabe quais são as principais ferramentas de marketing digital usadas no site de uma empresa? Conhecer isso é importante para que você faça melhor uso delas dentro de sua empresa.
As plataformas digitais têm sido atualmente o principal modelo de negócio em funcionamento através das tecnologias. O ambiente online tem como foco permitir conectar quem produz e quem consome.
Há uma troca de ambos os lados que vai muito além do que apenas comprar e vender. As plataformas digitais acabam facilitando a vida do consumidor e da empresa.
Mas para que haja praticidade nessas plataformas, é necessário entender como as ferramentas podem ser usadas para que se possa estreitar laços.
Quais são as plataformas e as ferramentas digitais?
Tanto empresas quanto consumidores fazem uso das plataformas a quase a todo momento. Isso porque as plataformas digitais e as suas ferramentas, são modelos de negócio que permitem realizar a conexão entre produtor e consumidor.
Elas podem acabar se conectando ao ambiente e realizando interações mútuas, buscando trazer algum valor ao realizar essas trocas.
Mas às vezes pode ser um pouco difícil traçar estratégias e fazer bom uso das plataformas por não ter conhecimento de como fazer o uso delas da forma correta.
Separamos aqui as principais ferramentas que são mais usadas no marketing digital para você ficar de olho. Veja só:
1. Google Analytics
Independentemente de qual seja o seu negócio, é crucial que você faça uso do Google analytics. Essa é uma das ferramentas mais usadas na atualidade.
Ela é propriedade do Google e realiza a monitoração e a análise de todo tipo de tráfego que um site vá receber. Essa é uma ferramenta gratuita e qualquer domínio pode fazer uso dela.
Ao usá-la, você terá informações detalhadas sobre qual é o comportamento do visitante em sua página. Assim, essa é uma ótima ferramenta a ser usada para pesquisa de conhecimento do público alvo.
As métricas te permitem saber quais são as URL’s que possuem mais visitas, tempo que durou a sessão, taxa de cliques, dentre outras informações. Então se o seu objetivo é criar conteúdos e campanhas que tenham mais conversão, usá-la é crucial.
2. Google Search Console
Essa ferramenta também do Google é um ótimo aliado para que você consiga garantir que seu site esteja saudável e seguindo as normas do Google.
Além disso, ela permite que você faça o diagnóstico de possíveis problemas técnicos que possam envolver o SEO. Isso pode acabar te ajudando a descobrir quais são as páginas de seu site que mais são populares.
Ainda, pode verificar onde está a classificação e fazer com que seu tráfego orgânico aumente. O GSC é gratuito e qualquer site pode fazer uso dele. Para que você consiga usá-lo de forma proveitosa, será necessário fazer a configuração correta.
3. Asana
O Asana é ótimo para realizar a gestão de projetos. Muitos especialistas a consideram como a ferramenta mais completa para realizar a organização de estratégias e fazer a comunicação com a equipe.
Por meio dela, realiza-se a otimização dos trabalhos, facilita-se a comunicação e a produtividade é aumentada. Em empresas com muitas atividades e um grande time, seu uso é indispensável.
4. WordPress
O WordPress é uma plataforma usada para para fazer publicações de conteúdos e por meio dele, é possível realizar a criação de site, blogs e lojas virtuais.
A maior vantagem em poder usar essa plataforma está no seu código fonte aberto. Isso quer dizer que você possui acesso a todos os códigos que quiser.
O WordPress tem uma comunidade ativa de desenvolvedores, possui ferramentas que te permite personalizar completamente o design da página, sempre está otimizada para os mecanismos de busca, é fácil de instalar e de manusear.
Você pode instalar diversos plugins que te permitirão fazer várias modificações interessantes e pode te fazer gerenciar melhor seu site.
Utilizando sites que são hospedados dentro da própria plataforma do wordpress, é possível ter um conteúdo ainda mais customizável e com mais recursos à disposição.
Como vender produtos de marketing digital?
Se você quer saber como vender mais com o marketing digital, é fundamental que você trace algumas metas e elabore algumas estratégias. Uma marca presente digitalmente gera um crescimento exponencial.
Porém, é necessário vários fatores para que esse crescimento aconteça. Para que você consiga vender mais, é preciso seguir algumas coisas. São elas:
1. Definição de sua persona
A persona é a representação do seu cliente ideal. Por meio dela é que você pode traçar estratégias de sucesso, pois ela te oferece detalhes sobre alguns hábitos.
Cria-se a persona a partir de algumas informações, como por exemplo:
- Suas características;
- Perfil profissional;
- Informações sobre a vida pessoal;
- Objetivos profissionais;
- Problemas e dores.
O ideal é que você crie várias personas, pois quanto mais você tiver, mais robusta será a estratégia que você deve traçar. Assim, você pode conhecer melhor o seu público e aplicar soluções de forma mais abrangente e eficaz.
2. Invista em marketing de relacionamento
O consumidor precisa ter uma relação de confiança com você para que ele adquira seus produtos. Por isso, é interessante que você invista no marketing de relacionamento.
Assim, os consumidores podem se sentir mais próximos e isso firma uma sensação de que você é a melhor empresa a recorrer referente ao produto que você oferece.
O marketing de relacionamento melhora a questão de fidelização dos clientes e faz com que o consumidor se sinta satisfeito e volte a comprar mais vezes de você. Cative o seu cliente em todas as etapas do funil de vendas.
3. Use as redes sociais de forma estratégica
Quase todas as pessoas utilizam as redes sociais em seu dia a dia. Por isso é fundamental que você esteja presente por lá e apresenta conteúdos relevantes para que você tenha o engajamento necessário.
A sua página nas redes sociais será uma de suas vitrines digitais e, por isso, deve representar sua marca e aquilo que você quer passar.
Conclusão
Há ferramentas diversas para cada tipo de negócio. Por isso é crucial que você analise seu ramo e liste aquilo que você mais sente necessidade.
O que? Como assim? Você acha que marketing digital se resume a postagens em perfil nas redes sociais? Calma!
Que tal batermos um papo para a Vanguarda entender suas necessidades dentro do nicho que sua empresa atua? Vamos conversar?
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