O que é fee mensal na publicidade? O que é cobrado no serviço?
Se você está em busca de uma agência de publicidade e se depara com o chamado “fee mensal” sem saber o que é isso, calma que você veio ao lugar certo.
Muitas agências de publicidade e marketing fazem uso do fee para prestar serviços e cobrarem por valores que sejam fixos ou variáveis. No entanto, essa prática muitas vezes pode ser considerada mal empregada.
Isso porque algumas agências baseiam seu preço em achismos e isso pode acabar confundindo alguns clientes. Se você quer saber exatamente o que é e como funciona esse modelo, continue lendo este conteúdo e saiba mais sobre o assunto.
O que é valor fee?
Podemos descrever o fee mensal como um acordo que a agência faz com o cliente. Nesse acordo, inclui-se vários tipos de serviços que podem ser até um determinado período ou contínuo.
Isso dependerá muito da necessidade de cada cliente. As agências também podem cobrar de acordo com a quantia de trabalho, produção e horas de serviço.
O fee firma um ciclo de comunicação contínua entre cliente e agência e assim, pode-se aumentar o aprendizado e garantir que se tenha um certo padrão de qualidade para os clientes.
As agências também acabam tendo um conhecimento maior e melhor sobre seu cliente e o público-alvo deles, garantindo então uma campanha completa que apresente resultados ágeis e de maneira personalizada.
É trabalho da agência também conferir a quantidade de trabalho que se desenvolverá no período de contrato, para que se possa saber se o tempo determinado é o ideal para executar todos os serviços.
O que deve ser incluído no contrato de fee mensal?
Toda contratação de fee mensal deve incluir quais são os serviços prestados pela agência para o cliente. Nela pode conter serviços de design, marketing, assessoria, estratégias de venda, entre outros.
O cliente deve deixar claro seus objetivos e foco principal antes de entrar em contato com a agência. Depois disso, é crucial determinar quais serão os prazos de entrega dos serviços a serem realizados.
Mesmo que você queira uma estratégia a longo prazo, é crucial que você defina um período para que possa ter um limite de entrega até que se conclua a elaboração.
O fee mensal também deve conter os valores, obrigações entre as partes, responsabilidades de trabalho e direitos autorais. Não se pode deixar nada fora do contrato para que não haja erros.
Por último, claro, é necessário que você entenda todas as cláusulas e leia bem o contrato. É necessário também que você escolha uma agência de confiança com a qual você possa contar.
Quais as vantagens do fee mensal?
Existe uma série de vantagens para quem realiza o fee mensal. Por isso que ela é uma das contratações mais bem utilizadas no mercado de publicidade.
Por meio desse modelo a agência acaba sabendo tudo o que precisa sobre o seu cliente, quais são suas necessidades, seus desejos, preferências e pode acabar ajudando o cliente a definir melhor seu público.
Dessa forma, a agência consegue ter uma eficiência maior em sua elaboração de campanha e o cliente fica seguro de ter uma agência de publicidade parceira que pode contar, sem ter que buscar por ela toda vez que precisar de algo.
Dentro das vantagens que podemos listas, se inclui:
- Organização orçamentária: a contratação por fee mensal estipula um valor exato de quanto será investido todo mês para realizar serviços com a agência. Assim, dispensa-se a necessidade de fazer um orçamento toda vez que for necessário elaborar uma campanha. Isso dá ao cliente uma organização melhor de seus orçamentos;
- Estratégias de médio a longo prazo: o contrato por ser maior permite que se tenha uma previsão de demandas melhor, e portanto, definir estratégias de médio a longo prazo fica mais fácil;
- Atendimento ágil: o fee mensal aproxima o cliente e a agência por causa do tempo de prestação de serviço ser a longo prazo. Então, pode-se conhecer melhor o perfil do cliente e assim, obter resultados ainda melhores.
Como calcular o fee mensal?
Se você tem interesse em adotar esse esquema de contratação, é necessário que você leve alguns fatores em consideração, como por exemplo:
- Análise de volume de trabalho e os investimentos em produção;
- Tabela de criação com base nos serviços que foram feitos;
- Valor da hora dos funcionários de atendimento, planejamento e operações;
- Porcentagem de lucro da empresa.
Em contratações que sejam maiores que um mês, recomenda-se que o fee mensal seja reavaliado e o contrato reajustado de acordo com o necessário para que nenhuma das partes saia prejudicadas.
Além dos pontos que se deve incluir no contrato, você deve estar atento também aos pontos que não se podem incluir, como por exemplo:
- Serviços de terceirização;
- Aluguéis de espaços;
- Compras;
- Ações promocionais;
- Despesas com gráficas.
Isso porque todos esses valores possuem uma certa variação de preço de acordo com o trabalho que será realizado. Assim, seu valor deve ser cobrado à parte para que possa ser justo.
O que esperar de uma agência ao contratar o fee mensal?
O cliente que faz esse tipo de contratação geralmente fica com a impressão de que ele está pagando muito mais do que está recebendo. Por outro lado, as agências ficam com a impressão de que os clientes cobram mais do que o que foi estabelecido por contrato.
Então para que ambos os lados fiquem satisfeitos, é necessário estabelecer uma boa comunicação e definir pontos importantes. É preciso que se tenha consciência daquilo que está sendo estabelecido.
Fazer uma pesquisa de mercado é crucial para que você possa encontrar uma agência que esteja de acordo com suas expectativas.
Conclusão
Por fim, vimos aqui como funciona o fee mensal, o que ele é e como ele deve ser abordado na relação cliente e agência. Se você está a procura de uma agência para realizar esse tipo de acordo, conte com a Vanguarda Comunicação.
Temos uma equipe de profissionais totalmente preparada e esperando para realizar o trabalho que você deseja. Entre em contato e saiba mais sobre o que podemos lhe oferecer!
Gostou deste conteúdo? Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários e compartilhe este texto.