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Agência de Marketing: aprenda o que faz o executivo de contas

Executivo de contas- saiba como se tornar um

Você sabe qual é o papel realizado pelo executivo de contas? Esse é um papel fundamental dentro de marketing, pois esta é a figura que definirá as estratégias e partilhará a visão que direciona as ações de marketing das marcas.

Sua função é ter percepções mais focadas e, a partir delas, direcionar os colaboradores do time de marketing para que consigam os resultados esperados.

Sendo assim, essa profissão é vital dentro de uma empresa no mundo publicitário pois atuará como se fosse um elo entre a agência e os clientes.

Se você quer saber mais sobre esse cargo, continue lendo este conteúdo.

O que faz um executivo de contas?

Executivo de contas- saiba mais sobre essa profissão

Dentre as responsabilidades que um executivo de contas deve ter, a principal é servir como alguém que faz a ponte entre cliente e agência. Sendo assim, é a pessoa responsável por coordenar as campanhas publicitárias.

Tudo isso para que se possa comunicar de modo claro com todos os envolvidos no trabalho. Os executivos de conta têm como função compreender as necessidades que os clientes possuem.

A profissão também tem como responsabilidade fazer o gerenciamento de trabalho administrativo e o de campanha para que se possa garantir que os projetos terminem no prazo estipulado junto ao orçamento.

Quais atribuições possuem esse cargo?

O executivo de contas de publicidade  é uma pessoa que deve estar qualificada para gerenciar contas de clientes e agir como um contato entre ele e a agência.

Seu trabalho é muito importante para preservar a satisfação dos clientes, escutando aquilo que desejam e lidando com cada caso com conselhos e serviços produtivos.

Como um executivo de contas você irá lidar com as seguintes ações:

  • Achar e manter contato com o cliente para  poder conversar, ouvir as sugestões e observar quais serão os requisitos de publicidade;
  • Atuar junto dos funcionários para elaborar uma campanha que seja de acordo com todas as instruções passadas junto ao orçamento do cliente;
  • Realizar apresentação, principalmente junto ao gerente de conta, das ideias de campanhas e orçamentos do cliente;
  • Atuar junto ao gerente de contas para que se possa informar a equipe de mídia, criação e pesquisa para ajudar a formular estratégias de marketing;
  • Fazer a ligação, entrar em contato e agir como um elo entre o cliente e agência;
  • Estabelecer a comunicação fluida de modo eficaz;
  • Negociar orçamentos com clientes;
  • Negociar com funcionários sobre os detalhes da campanha e sobre prazos;
  • Fazer a apresentação de trabalhos criativos aos clientes para que possam aprovar ou alterar algo;
  • Lidar com orçamentos, gerenciamento de custos de campanha e fatura de clientes;
  • Ter espírito de equipe;
  • Seguir e estipular cronogramas;
  • Monitorar a eficácia de campanha;
  • Fazer tarefas da gestão;
  • Conferir se tudo está de acordo com os desejos dos clientes;
  • Ser a ponte para um bom relacionamento entre agência e cliente.

Qual a faixa salarial de um executivo de contas?

O executivo de contas tem uma faixa de salário inicial que varia de R $19.000 a R $24.000,00. Já os executivos e gerentes que possuem mais experiência, ganham cerca de R $30.000 a R $40.000.

Já os diretores de contas ganham até R $55.000 e os diretores sênior ganham R$ 65.000. Salários de nível sênior como diretor de negócios ou do conselho variam entre R$ 80.000 a R$ 100.000.

Todos os salários dependem do tamanho e da localização geográfica que a agência se situa. Conforme a progressão de carreira avança, avança também a progressão salarial.

Algumas agências, além do salário, oferecem outros benefícios para o funcionário.

Como é a jornada de trabalho?

Saiba o que faz um executivo de contas

Em uma semana comum de trabalho a jornada é de 9h às 18h de segunda a sexta. No entanto, espera-se do executivo de contas que ele comece seu dia cedo e fique até mais tarde para que possa cumprir seus prazos.

Trabalhar aos fins de semana é muito raro. Horas extras remuneradas também são difíceis de acontecer, no entanto, a maioria das empresas oferece folgas no lugar delas.

Quem quer atuar nessa área pode esperar lidar com muitas contas e muitas horas de trabalho num ambiente que pode ser competitivo na maioria das vezes.

Ainda que se trabalhe em escritório, é muito comum que as viagens durante o dia aconteçam, pois espera-se que você seja o responsável por ir visitar os clientes e realizar outras tarefas.

Então, viagens de trabalho e noites fora de casa geralmente são necessárias para quem atua neste ramo. As chances de atuar em outro país são altas.

Isso porque o mercado tem tido forte crescimento internacional e os grandes grupos de mídia e comunicação podem ter base em outro país.

O ambiente é quase sempre informal. No entanto, as roupas elegantes acabam se tornando uma norma por conta de ter que lidar com clientes.

Qualificações de quem deseja ser um executivo de contas

Ainda que essa seja uma área aberta para todas as pessoas que tenham se graduado, acaba se tornando um diferencial necessário ter um diploma nas áreas de:

  • Publicidade;
  • Negócios ou gestão;
  • Comunicações;
  • Inglês;
  • Marketing.

Geralmente a vaga exige uma combinação de habilidades de vários setores de conhecimento.

Então, considere as soft skills de áreas como vendas, marketing ou relações públicas. Ter um networking também acaba sendo útil para garantir uma posição melhor. Dentre as principais habilidades necessárias, é preciso que as seguintes se destaquem:

  • Comunicação e habilidade interpessoal;
  • Atitude proativa;
  • Organização;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Ter impulso e determinação;
  • Habilidade de trabalho em equipe;
  • Habilidade de comunicação oral e escrita;
  • Consciência comercial;
  • Vontade de aprender;
  • Resiliência;
  • Entre outros.

Conclusão

Por fim, vimos então alguns detalhes para quem quer assumir a carreira de executivo de contas em publicidade. Através das funções determinadas, vimos que esse é um cargo fundamental dentro de uma agência.

As oportunidades de trabalho surgirão dentro das grandes agências de publicidade. Normalmente, o empregador conta com 50 a 80 funcionários.

O trabalho é muito bem remunerado e a cada reconhecimento na área se torna possível atingir melhores condições salariais.

Conte aqui se este tipo de área te interessa e compartilhe este conteúdo com outra pessoa que também possa ter curiosidade sobre o assunto.

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