7 segredos do marketing hoteleiro que desvendamos para você!
O marketing hoteleiro é uma coleção de estratégias e ferramentas de marketing digital destinadas a ajudar hotéis, motéis e pousadas a melhorar suas vendas, relacionamentos com o mercado e resultados.
Continue com a leitura deste conteúdo para entender melhor sobre o assunto e como aplicar o marketing em seu hotel!
O que é o marketing hoteleiro?
Este é um conceito muito amplo para o qual não há uma única resposta correta. Marketing hoteleiro, em linhas gerais, é o uso de conceitos, ferramentas e estratégias de marketing, levando em conta as características do mercado hoteleiro.
O principal objetivo do marketing é criar uma “ponte” entre uma organização, uma empresa, um negócio e o mercado.
Quais estratégias são importantes para o marketing hoteleiro?
O marketing hoteleiro abrange uma ampla variedade de tópicos, habilidades e estratégias. É verdade que os hoteleiros devem estar conscientes – e também dominar – se desejam maximizar o sucesso de seu hotel e atrair o maior número de visitantes possível.
Como resultado, o marketing hoteleiro tem um papel crítico ao ajudar hotéis, pousadas e motéis a aumentar as reservas e receitas. É o principal meio pelo qual os hoteleiros podem alcançar os potenciais clientes e transmitir suas vendas bem como valores exclusivos da marca.
Confira logo abaixo algumas das melhores estratégias do marketing hoteleiro!
1. Mantenha um banco de clientes atualizado
Antes de qualquer outra coisa, manter uma lista de clientes atualizada com todas as informações importantes para fazer qualquer tipo de contato é fundamental nas estratégias de marketing de hotéis.
Se você não tiver um ainda, comece agora! Esses detalhes podem ser coletados no momento do check-in e preenchimento do Registro Nacional de Hóspedes. E lembre-se de manter os cadastros atualizados sempre que possível.
Faça um plano para os contatos que deseja fazer e use seu banco de dados de clientes para ajudá-lo a organizá-los. Utilize datas comemorativas, como aniversários, dia do cliente e feriados para oferecer promoções.
O que conta é sua criatividade em agarrar a atenção e despertar o interesse. Mas fique atento: desde a implementação da LGPD, uma série de alterações no uso de dados foi promulgada e você deve prestar atenção a elas.
2. Saiba como está a satisfação do seu hóspede
Invista em pesquisas de satisfação para saber se o seu negócio está indo bem ou não. Você pode deixar formulários de pesquisa de satisfação nos quartos, ou encaminhá-los por e-mail no final da estadia.
Se você quiser realizar um estudo mais abrangente com clientes ativos e potenciais, use um formulário on-line e ofereça algo para atraí-los a participar. Os incentivos também incluem sugestões e avaliações do cliente.
Quando um convidado faz uma sugestão, ele ou ela cria uma expectativa sobre o ponto levantado. Com isso, se surgir uma ideia, destaque-a junto a ele, demonstrando o quão importante é para você mantê-lo satisfeito.
3. Cuide bem do seu hóspede
O tipo mais eficaz de marketing é aquele que é realizado pelos próprios clientes. Dessa forma, crie métodos inteligentes para rastrear seus clientes; pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.
Os serviços gratuitos e presentes são altamente valorizados pelos clientes. Alguns itens já estão muito disponíveis na maioria dos hotéis; portanto, procure uma maneira de se destacar.
É possível que estacionamento gratuito e internet sejam atrativos para os clientes. Quando você tem o controle de sua base de clientes, você pode acompanhar suas preferências e hábitos para surpreendê-los no futuro.
Considere a reação do hóspede quando ele entra em seu quarto e vê o chocolate que ele ama na mesa de cabeceira, por exemplo.
4. Faça promoções criativas
Faça uma pausa dos padrões do mercado e considere promoções de marketing personalizadas para hotéis. Examine seu cliente e o ambiente em que ele trabalha.
Certifique-se de se comunicar com seus colaboradores, pois eles poderão fornecer sugestões úteis se você tiver contato direto com seus clientes. Não é incomum encontrar hotéis que oferecem pacotes de fim de semana e núpcias, então por que não mudar um pouco?
Faça um plano anual e crie um calendário promocional para compartilhar com seus clientes. Seja criativo e descubra outros pontos fortes no ano, como um evento local, por exemplo.
5. Invista em e-mail marketing
Você tem um pote de ouro nas mãos, uma vez que tem uma base de clientes e, como resultado, uma lista de e-mail. Contrate um serviço de terceiros para criar e-mails de marketing para promover sua empresa. Examine as possibilidades e veja quão lucrativo esse investimento poderia ser.
6. Tenha um site responsivo
Existe algo mais prático do que decidir viajar e só pegar seu celular e fazer uma reserva nesse mesmo momento?
De acordo com um estudo, mais de 35% das visitas anuais a sites de hotéis em uma cidade brasileira vieram de dispositivos móveis, e a tendência é que esse número aumente!
Investir em um site com conteúdo otimizado e responsivo a dispositivos móveis (smartphones e tablets) é um ótimo método de aprimorar a visibilidade do hotel e tornar mais fácil a vida do cliente.
7. Esteja nas redes sociais
As redes sociais agora são locais de encontro para empresas e clientes. Além disso, a conhecida publicidade “boca a boca” é feita por meio desse ambiente virtual.
Ser ativo nas redes sociais é um requisito para o marketing do hotel. Mesmo que seus clientes não estejam hospedados em seu hotel, você tem a chance de se tornar parte de sua vida diária.
As redes de mídia social podem se tornar canais de informações e até mesmo vendas com o conteúdo e a qualidade certos.
Por que investir em marketing hoteleiro?
Agora que você sabe o que é marketing de hotel, veja só algumas razões por que você deve usá-lo em seu estabelecimento.
- Atrair clientes: não é um tópico bem óbvio? Ao adotar estratégias de marketing, você poderá alcançar mais pessoas com uma mensagem mais poderosa e eficiente;
- Ter uma imagem positiva do local: além de divulgar seu hotel, você deve atender às expectativas dos hóspedes que se hospedam. Como resultado, experiências positivas são geradas e melhora a imagem do seu hotel;
- Cria valor agregado: a lógica é simples: quanto maior o valor visto pelos seus hóspedes, mais disposto eles estarão a gastar dinheiro. Esse valor agregado pode vir de ações simples, como treinar funcionários para prestar um serviço superior;
- Aumenta os lucros do seu hotel: quanto mais pessoas estão satisfeitas com seus serviços e quanto mais valor você agregar a eles, mais dinheiro você ganha.
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