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Marketing e publicidade dão no mesmo? NÃO! Veja a diferença!

Você sabe a diferença entre marketing, publicidade e propaganda? Veja aqui!

Apesar de serem semelhantes e quase sempre andarem juntos, o marketing e publicidade são coisas diferentes e que atuam de maneiras distintas, mas se complementam no final.

Pode-se imaginar que ambas trabalham a mesma coisa, o que é um erro comum de acontecer. Cada área possui suas características próprias.

Portanto, se usadas da maneira correta, elas podem fazer com que o trabalho tenha resultados excepcionais.

Sabendo disso, trouxemos aqui neste post algumas informações relevantes para que você consiga diferenciar bem os dois setores e conseguir definir o que melhor se encaixa em sua proposta.

Então, se você está interessado no assunto, continue lendo.

Qual é a diferença entre marketing e publicidade e propaganda?

Para que se possa saber a diferença entre ambos, começaremos a explicar sobre o que é marketing. O marketing nada mais é do que o conjunto de estratégias usadas para que se possa alcançar um objetivo.

Sendo assim, essa é uma área responsável por pensar e colocar em prática todas as ideias que possam servir para alavancar um negócio por meio de estratégias.

Grande parte das empresas faz uso do marketing para poder aproximar aquilo que eles oferecem dos consumidores que querem atingir. Sendo assim, levam quatro pontos em consideração, o chamado 4 P’s de marketing:

  • Produtos;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

A partir desses quatro pontos, torna-se possível desenvolver táticas que farão com que o produto ou serviço da empresa caminhe até o público-alvo.

Qual a necessidade do marketing para uma empresa?

Se nos atentarmos ao marketing estritamente enquanto um instrumento de atração de público para um produto ou serviço, uma empresa necessita de ações de marketing para conseguir vender.

E o marketing consegue isso ao estudar a empresa e o que ela representa, assim como seu público: quem é, o que faz, qual sua faixa etária, seu sexo, seu grupo sócio-econômico e etc.

É possível afirmar, então, que boas ações de marketing atingem o público-alvo da empresa e garantem mais e melhores vendas.

Logo, dia após dia o marketing vem se transformando para que se possa ajustar ao seu público para que aquilo que eles estão oferecendo gere valor e relevância.

Já a publicidade é um dos meios que o marketing faz uso para que possa criar as suas estratégias. Sendo assim, a publicidade tem como função espalhar a mensagem que o marketing criou ao atender seus diversos objetivos.

A publicidade pode ter vários fins, como venda, divulgação, atração, etc. Então, de modo simples, podemos dizer que um completa o outro.

O marketing seria um bolo grande e a publicidade a fatia desse bolo. O marketing pode existir sem a publicidade, mas a publicidade não pode existir sem o marketing e suas ideias definidas.

O que é melhor, marketing ou publicidade e propaganda?

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Dentro de uma empresa, o marketing é a parte vital do negócio. Porém, ele não vai para frente se as estratégias publicitárias não forem bem trabalhadas.

Sendo assim, ambos andam de mãos dadas, ainda que trabalhem com pontos diferentes. Muitas empresas ainda escolhem entre um e outro, sem levar em consideração que trabalhar com as duas áreas é a chave do sucesso.

O marketing e publicidade possuem características semelhantes no que diz respeito ao planejamento, persona, análise, entre outros pontos.

Por exemplo, ambos os setores  precisam de um planejamento de boa estrutura para que possam dar certo. Assim, as ações conseguem ser mais assertivas e geram resultados positivos.

Já a persona define o público que ambos os setores pretendem alcançar com suas estratégias, e ela deve ser o centro da atenção. Atualmente, os clientes em potencial ditam as regras e a partir disso as marcas começam a produzir.

Assim, a chance de aceitação é maior, o que nos leva a análise. As métricas dizem muito sobre como as estratégias de marketing e de publicidade têm surtido efeito.

A análise serve também para indicar o que deve ser aprimorado e o que deve continuar a ser investido. Os resultados obtidos durante a análise também são determinantes para guiar as tomadas de decisões.

Principais diferenças do marketing e publicidade

Nem só de semelhanças as áreas vivem. Por atuarem em pontos diferentes que se complementam no final, as duas áreas também possuem características diferentes.

Por exemplo: a mensuração de resultados, apesar de ser necessária nas duas, na publicidade isso acontece quase de modo imediato. Isso porque a qualquer momento é possível mudar uma campanha para conseguir resultados mais satisfatórios.

No marketing é preciso que se defina um período para ocorrer a avaliação, justamente por conta das ações serem maiores e demandarem tempo.

O foco no público externo também é uma diferença. Isso porque o marketing foca não só na estratégia como em se comunicar com o mercado, mas foca também no público interno da empresa.

A publicidade, diferente disso, se preocupa apenas com o público externo. Então, seu foco é único e exclusivo para a criação de anúncios e na atração de novos consumidores.

Já o marketing tem toda a preocupação de envolver o público interno com as táticas de endomarketing, por exemplo. Outro ponto que muitas pessoas ainda confundem é sobre as habilidades em cada setor.

Em grande parte das vezes, quem fica responsável pelo marketing acaba tendo que ter um perfil mais multidisciplinar com uma visão mais ampla do negócio.

Isso porque ele precisa estar atento a todos os pontos que o marketing atua para que possa agir de modo estratégico. Ele precisa conhecer a jornada de compra de um consumidor antes dele se tornar um cliente, dentre outros pontos.

Já o publicitário é alguém que possui uma visão um pouco mais limitada da coisa e compreende apenas uma parte do processo. O publicitário é alguém importante na parte do alcance positivo de resultados.

Conclusão

Por fim, pudemos ver ao longo deste artigo a importância do marketing e a importância da publicidade. Ambos possuem seu valor e as estratégias de cada um são completamente diferentes.

Porém, vimos que, ao juntá-los, a estratégia passa a ser mais eficiente criando um diferencial competitivo e trazendo dados muito mais relevantes para a empresa.

Então, se você quer saber em qual dessas áreas deve investir para incrementar suas vendas e gerar mais visibilidade, dentre outros fatores, com este artigo você pode perceber por onde ir.

Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto e não esqueça de compartilhá-lo.

 

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