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Tipos de site: saiba qual o melhor para o seu negócio

Diferentes propósticos de um negócio necessitam de diferentes tipos de site. Qual é o principal objetivo de sua empresa?

Todo negócio, nos dias de hoje, precisa estar presente na internet. Mas, qual é a melhor forma entre tantos tipos de site disponíveis?

Quem trabalha na área de marketing digital sabe que escolher um site é algo delicado, cada um tem um objetivo específico. Por isso, é preciso analisar bem onde se quer chegar e o que cada site tem para oferecer à sua marca. 

Além disso, dependendo do caso, é possível usar mais de um site ao mesmo tempo. Continue lendo o artigo para entender melhor quais os tipos de site disponíveis e qual se encaixa melhor na sua marca. 

Quais os tipos de site e suas funções?

Muitos clientes pensam que criar um site para a sua empresa é apenas mais um passo, e que não demanda planejamento. Entretanto, é preciso um minucioso passo a passo desde o início do processo, pois qualquer tomada de decisão equivocada pode prejudicar seus planos.

A primeira coisa a se perguntar é: qual é o objetivo da minha empresa com um site? O que eu quero comunicar através dele? 

O site pode ser destinado a apresentar um produto, lançar um serviço, vender coisas, conectar pessoas, chamar a atenção para uma pessoa ou instituição.

Viu como o leque de possibilidades é enorme?

Se está em suas mãos tomar essa decisão e fazer esse plano estratégico de marketing digital, é importante saber o que o cliente deseja, e a partir daí sugerir um modelo para que o atenda.

Para lhe ajudar, separamos aqui os principais tipos de sites utilizados pelas empresas e quais os benefícios que eles irão trazer para o seu negócio. 

1. E-commerce

Esse site é exclusivo para vendas dos produtos e serviços do seu negócio. Ele não é feito para apresentar a empresa para o público e sim para realizar a venda online

Sua estrutura deve ser toda voltada para converter visitas em leads e leads em vendas, sendo esse o seu principal objetivo. Nele você deve expor os produtos e serviços, e tornar fácil o acesso a informações sobre o que está vendendo.

A Amazon é considerada a gigante número um do e-commerce mundial e sua interface é objeto de inspiração de outras lojas virtuais
O maior exemplo de interface de e-commerce é a Amazon, conhecida por privilegiar a experiência do usuário

É muito importante contar com uma plataforma que dê suporte e confiabilidade para as formas de pagamento escolhidas pelo comprador.

O ideal é que a sua loja virtual seja impactante, com um visual chamativo e que tenha uma navegabilidade boa, que pense num roteiro de compra do seu visitante.

2. Site institucional

Um dos principais tipos de site e mais comuns é o site institucional. É aquele que é feito para apresentar uma marca ao público. 

Ou seja, sua história, seus serviços, produtos e propostas. A ideia não é vender nada, mas informar sobre a empresa, com seus dados principais, como:

  • Área de atuação;
  • Localização;
  • Telefones para contatos;
  • Notícias a respeito da marca;
  • Destaques;
  • Blog institucional.

É recomendado para toda marca ter um site institucional, pois é o site que aparece no Google quando você pesquisa o nome da marca e confere a ele legitimidade. 

3. Site One Page

O próprio nome desse tipo já indica como ele é: contém apenas uma página, ou seja, a página inicial. Para navegar pelo mesmo, você precisa apenas ir rolando a página para baixo. 

Você vai passando pelas áreas, ou seções, do site. É um tipo de site bem minimalista, mas que se torna útil para atender a necessidade de estabelecer uma linguagem simples e mais direta, com as informações básicas e meios de se entrar em contato.

4. Blogs

Os blogs, hoje em dia, são uma das principais ferramentas de marketing digital, servindo como marketing de conteúdo para a sua marca. Com ele você pode postar artigos de qualidade, falando sobre a sua marca ou sobre assuntos que os seus possíveis clientes se interessariam. 

O objetivo do blog é atrair um possível cliente em qualquer um dos três estágios do funil de vendas, tornar-se uma autoridade e referência no assunto, tanto entre seus pares quanto para o público que pesquisa por determinado assunto.

Isso é alcançado quando se produz conteúdo relevante sobre o assunto do qual você domina e também esclarece o leitor, satisfazendo sua experiência de visitar seu blog.

Aos poucos você vai conquistando o visitante pelos seus conteúdos e, automaticamente, ele acaba conhecendo a sua marca. Ao confiar em você, as chances dele consumir da sua marca aumentam muito.

Além disso, um conteúdo bem rankeado sobre um assunto muito procurado é fonte de tráfego orgânico nos buscadores da internet, ou seja, sem a necessidade de investir em ads. 

5. Site dinâmico

Esse tipo de site combina outros tipos de site em um só, por isso o nome de site dinâmico. Desse modo, ele possui diversas áreas e vários recursos, em uma só plataforma. 

O que o torna uma boa opção caso você queira ter mais de uma modalidade no seu site, trazendo um conteúdo mais completo para quem estiver visitando o seu site, gerando maior autoridade. 

6. Hotsite

Os hotsites também podem ser chamados de sites temporários, que tem sempre um objetivo muito específico. Por exemplo, você vai anunciar um curso,uma promoção ou fazer o lançamento de um produto. 

Então, você faz um hotsite para as pessoas conhecerem o curso e se inscreverem, de modo que sua url ficará disponível durante o período de inscrição. Ele é muito utilizado para divulgar eventos ou qualquer tipo de lançamento da sua marca.

É uma proposta interessante e que tem sido muito utilizada para divulgações, sendo mais prático e simples do que criar um site do zero para um único evento ou campanha publicitária.

7. Landing Page

Similares aos Hotsites, as Landing Pages também são páginas temporárias, feitas para algo específico. Mas, o seu objetivo é ter todo o conteúdo relacionado a campanha ou evento nesta página. 

A landing page não é utilizada apenas para divulgar ou inscrição, nela você encontra a apresentação dos produtos e serviços da empresa. 

Além disso, possui também um formulário que tem por objetivo captar leads. É comum campanhas patrocinadas em redes sociais te levarem para uma Landing Page.

O exemplo de formulário de uma landing page

Já clicou em um guia gratuito que promete te ensinar sobre determinado assunto? Ou um e-book falando absolutamente tudo que você precisa saber a respeito de tal coisa? 

Se a resposta foi sim, é bem provável que você tenha se tornado um lead após ter deixado seu nome, e-mail e telefone em um formulário.

Viu como funciona?

Mas um aviso!

É importante não frustrar as expectativas do visitante! É preciso criar um material realmente envolvente e rico em conteúdo, que resolva a dor do mesmo. Invista tempo e qualidade nos seus materiais ricos!

Por fim…

Qualquer lugar serve quando não se sabe onde quer chegar. Daí a importância estratégica de um site que sirva para o fim que o cliente busca.

Todos eles são vistos como ferramentas de marketing digital da empresa, cada um com o seu objetivo específico. É preciso entender em que fase do marketing digital o seu negócio se encontra, para saber o que trará mais retorno para você. 

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