Blog

Textos Persuasivos: Como Escrever Copys Matadoras Para Aumentar As Vendas? Descubra!

veja o poder dos textos persuasivos para convencer seus clientes a comprar de você. Os famosos copys matadores!

Para quem faz vendas na internet sabe que elaborar textos persuasivos faz toda a diferença na hora de chamar a atenção do cliente.

Mas, para realizá-lo é preciso que se tenha atenção e estratégia. No entanto, nem todo mundo sabe como realizar isso de maneira eficiente ou às vezes sabe o que escrever mas não consegue aprofundar as técnicas.

O copywriting, ou copy como é conhecido, é uma ferramenta muito explorada fora do país. Já aqui no Brasil ela está cada vez mais inserida no marketing digital.

Então, se você quer saber como utilizar copys matadores, continue lendo este texto.

Como Elaborar Textos Persuasivos?

usar palavras como gatilhos mentais para atiçar o leitor é a arma de um bom copy

O copywriting é a técnica desenvolvida para aqueles que desejam elaborar textos persuasivos a fim de fazer com que quem está lendo se interesse por aquilo e queira adquirir um produto ou um serviço.

Desse modo, a taxa de conversão de uma empresa acaba aumentando.

O responsável por fazer esse tipo de chamada é conhecido como copywriter.

Uma copy feita para aumentar as vendas pode ser desde uma simples frase como algo mais complexo.

Porém ninguém escreve copys matadoras da noite pro dia. Portanto, é necessário que se tenha um certo tipo de prática para que se possa pensar nas palavras certas.

Para isso, considere alguns pontos como a fórmula AIDA utilizada no marketing.

O AIDA consiste em um sistema onde cada letra representa uma ação, por exemplo:

  • A: atenção;
  • I: interesse;
  • D: desejo;
  • A: ação.

Isso significa que quando você for criar uma campanha, você precisa pensar em como irá chamar a atenção de uma pessoa em primeiro lugar.

Depois de ter sua atenção, você deve despertar o interesse da mesma para conseguir que o público se engaje.

Só assim sua campanha desenvolverá um desejo no consumidor de possuir aquele produto ou serviço.

Levando ele a ação de comprar aquilo. A última etapa é dedicada a que o seu cliente feche aquela venda.

Sabendo disso tudo, agora você pode partir para a elaboração de textos persuasivos e copys matadoras.
Há certos pontos dos quais você precisa se atentar quando for realizar a sua copy, são eles:

1. O entendimento do seu produto

A primeira coisa que você deve fazer para elaborar uma copy de excelência é conhecer o seu produto ou serviço.
Se coloque no lugar do cliente e use as palavras que você sabe que te atrairiam em um anúncio.

Você deve mostrar valor atrás desse anúncio. Para saber como fazer isso você pode se questionar alguns pontos como:

  • Qual o benefício principal do que você quer vender?·
  • Como ele é útil para o consumidor?·
  • No que ele se destaca da concorrência?
  • Quais as principais funções ou características e quais os benefícios do seu produto?

2. Saiba quem é seu consumidor


Agora que você já colocou no papel as principais características do seu produto e sabe o porquê que ele é bom, é hora de raciocinar o motivo das pessoas comprarem o seu produto.
Então, faça as seguintes perguntas para si na hora de realizar seus textos persuasivos:

  • Quem já compra seu produto ou serviço?
  • Quem gostaria de comprá-lo?·
  • Quais funcionalidades ou pontos que as pessoas mais gostam em seu produto?
  • Que expectativa seu público pretende alcançar ao adquirir seu produto?

Com isso em mente, você pode fazer uma triagem da maneira que você deve se comunicar e como você irá fazer isso.
Então, você precisa criar uma persona ideal a quem você irá se direcionar.

3. Crie uma pesquisa para fazer textos persuasivos

A pesquisa serve aqui nesse ponto como uma ferramenta para entender melhor o perfil do seu possível cliente.

Sendo assim, você precisa descobrir quais são seus interesses, sua profissão, o que ele costuma fazer, quais dúvidas possuem, o que os impedem de comprar seu produto, entre outros pontos.

Para uma pesquisa ter um número satisfatório é bom que você entreviste pelo menos 100 pessoas. Com mais do que isso você pode acabar sem tempo para poder analisar as respostas.

Procure sempre oferecer alguma recompensa para que o público aceite participar de sua pesquisa.

Realize uma abordagem amigável e explique sobre o que se trata a pesquisa.

4. Analise as respostas e a linguagem dos clientes

O grande segredo para que você consiga aumentar as vendas e fazer com que o desenvolvimento de textos elaborados aconteça é realizando uma análise de todas as respostas e sabendo o tipo de linguagem do seu cliente.

Essa será sua fonte de ideias e o modo como você irá pensar suas campanhas.

Quando a linguagem do cliente é usada, o que acontece é que a campanha acaba criando uma personalização e assim, consegue-se atingir mais pessoas que se identificam com aquilo.

5. Use títulos nos seus textos persuasivos

Os copys considerados copys matadores têm uma coisa em comum: o título.

Isso porque é ele que irá atrair e chamar a atenção do cliente. Lembre-se sempre daquele ditado “a primeira impressão é a que fica”.

Sendo assim, você precisa causar uma boa impressão de início e isso pode ser alcançado com um título bem feito.

Por isso, preste muita atenção a qualquer erro de português ou erro de digitação. Isso pode afastar o consumidor de você.

Procure também fugir do que é considerado padrão e use os gatilhos mentais com senso de urgência para que as pessoas realizem uma ação.

Para isso, utilize o conceito do AIDA e procure inovar para conseguir a atenção que deseja do seu público.

Conclusão

Há muita coisa por trás de você conseguir produzir textos persuasivos.

Mas, começar estudando essas técnicas e ir aplicando ela aos poucos já é um ótimo começo.

O importante é você conhecer o seu público e fazer pesquisas para que as ações deem certo.

Reserve uma parte do seu tempo, caso você não tenha muito domínio sobre o assunto para estudá-lo.

Nos conte aqui se você já começou a usar essa técnica e se esse artigo lhe foi útil.

Compartilhe-o também com outras pessoas para que elas possam ver sobre copywriting.

Escreva um comentário