3 coisas incríveis que só o profissional de marketing faz na sua empresa
O profissional de marketing é fundamental dentro de qualquer negócio, pois é responsável por fazer o meio de campo entre o cliente e a agência. Sua área de atuação tem muitas demandas e muito trabalho a fazer.
Logo, possui muitas responsabilidades. Hoje em dia, mais do que nunca, contar com o serviço desse profissional é algo vital para um negócio.
Mas você sabe quais são suas atividades diárias? Tem noção de sua importância? Se você quer saber mais sobre este assunto e como o profissional pode ajudar sua empresa, continue lendo este conteúdo.
Por que contratar um profissional de marketing?
A comunicação dentro de uma empresa é parte fundamental de um negócio. Sem ela, podemos afirmar que um empreendimento não vai para frente.
Com o avanço da tecnologia, principalmente, as empresas puderam compreender a real necessidade de investir em marketing digital.
Uma das dúvidas que persiste é saber se o melhor é contratar uma agência ou manter um profissional interno. Ambas as opções têm suas vantagens e oferecem bons resultados.
Falaremos melhor sobre isso a seguir. Mas, antes, falaremos um pouco mais sobre o profissional de marketing e suas ações no dia a dia.
A pessoa que trabalha com marketing tem diversas responsabilidades, que levam uma marca ou empresa a alcançar melhores posicionamentos, aumentar seu lucro e melhorar o relacionamento com os clientes.
Seu ramo de atuação permite que ele trabalhe em vários lugares, já que, para conquistar novos públicos e aumentar o faturamento, é preciso que o profissional da área de marketing elabore ações estratégicas.
Quais são as atividades que um profissional de marketing realiza?
Como dissemos, o profissional fica responsável por atender várias demandas e tem diversas habilidades em vários ramos.
Por essa razão, é vital contar com a presença dele em sua empresa, pois o profissional será o responsável por trabalhar ideias e ações que tragam melhores resultados para o seu negócio. Dentre as atividades mais comuns que um profissional realiza, estão:
1. Social media marketing
Hoje em dia, o profissional de marketing está muito presente nas redes sociais, visto a importância que essas ferramentas têm dentro de uma empresa.
É nas redes sociais que rola a maior interação entre cliente e empresa. Muitos negócios não sabem como fazer uso dessas plataformas e acabam por não conseguir alcançar os objetivos traçados.
Então, o social media marketing fará esse trabalho e será responsável por:
- Criação de textos, fotos, vídeos e avisos;
- Responder comentários nas redes sociais;
- Gerenciar crises e conflitos que possam surgir com o público;
- Interpretar dados estatísticos;
- Faz testes para melhorar a audiência;
- Monitora o comportamento do seguidor;
- Desenvolve campanhas patrocinadas ou orgânicas.
2. Especialista em tráfego pago
O tráfego pago é uma estratégia no marketing digital que tem como foco pagar para que um anúncio apareça para o público-alvo.
Dentro do marketing, essa é uma área de muita importância e que exige bastante conhecimento do profissional para analisar os dados.
Essa função é essencial, principalmente se a empresa pensa em se destacar. O profissional de marketing especialista em tráfego pago deve saber:
- Como criar campanhas no Google, Facebook, Instagram e outras plataformas;
- Monitorar e analisar campanhas;
- Analisar resultados e propor melhorias;
- Pesquisar muito.
3. Analista de sucesso do cliente
Essa área, que tem ajudado bastante as empresas a crescer, é mais uma atribuição do profissional de marketing.
A função tem como objetivo ajudar os clientes a alcançarem os resultados desejados por meio da interação com a empresa. Sendo assim, os profissionais:
- Preparam os clientes para o que a empresa tem a oferecer;
- Conferem o andamento de projetos dos clientes;
- Fazem a avaliação de indicadores que ajudam os clientes a atingirem os resultados esperados;
- Ensinam o cliente a usar o que a empresa oferece;
- Identificam e propõem soluções para as dificuldades dos clientes;
- Recebem feedback.
Outras funções do profissional dentro da empresa
O profissional de marketing assume muitas funções dentro de uma empresa. Falar de todas elas detalhadamente seria bastante extenso, por isso listamos algumas das responsabilidades desse profissional:
- Produz conteúdo escrito: textos para internet de forma estratégica;
- Produz conteúdo audiovisual: responsável pelas campanhas de áudio e vídeo;
- Especialista em SEO: usa as palavras-chave para ter melhores resultados nas páginas;
- Especialista em e-mail marketing: cuida da comunicação para o público-alvo;
- Analista de marketing digital: elabora estratégias e analisa resultados dessa atividade;
- Consultor de marketing digital: guia projetos para ter melhor desempenho.
O que uma agência de marketing faz ou não faz?
Uma agência de marketing tem como função prestar auxílio na implementação da estratégia de marketing dentro de sua empresa.
Sendo assim, uma das principais responsabilidades de uma agência é fazer pesquisa de mercado e montar estratégias para que as vendas aumentem e os lucros também.
A agência tem como objetivo traçar, junto com o cliente, o melhor plano de ação para que o sucesso do negócio aumente e você consiga alcançar o seu potencial.
Porém, muitas pessoas acabam confundindo o papel da agência e acham que, depois de contratar uma, os problemas chegarão ao fim. No entanto, não é bem isso que acontece.
Uma agência jamais entenderá o seu negócio melhor do que você. Portanto, é um erro achar que, ao contratar uma agência, ela saberá suprir suas necessidades.
É fundamental que tanto o cliente quanto a agência juntem-se para que resultados expressivos apareçam. Outra questão que não é papel de uma agência é dizer quais são os indicadores de performance para chegar a um objetivo.
Isso é papel do empreendedor, fornecer aos profissionais aquilo de que eles necessitam para que assim possam elaborar uma estratégia de acordo com esse desejo.
A agência também não trabalha sozinha. Não é seu papel cobrar do empreendedor uma participação mais ativa para obter resultados mais satisfatórios.
O cliente deve entender o seu papel para que a agência possa cumprir com o dela, isso porque ninguém jamais cuidará de sua empresa como você.
Portanto, ser ativo é fundamental para que você alcance aquilo que deseja ao contratar uma agência.
Conclusão
Agora que pontuamos aquilo que o profissional faz e não faz, fica a questão: é melhor ter um profissional de fora ou investir em um profissional interno?
A pergunta para essa resposta é algo muito subjetivo e depende muito da sua necessidade e disponibilidade de investimento. Porém, o ideal é contar com os dois tipos de profissionais.
Isso porque uma equipe completa, que trabalha tanto interna quanto externamente, acaba por oferecer melhores resultados, garante uma maior competitividade e potencializa as estratégias.