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Posicionamento de marca: como o marketing de conteúdo pode alavancar o seu negócio

Posicionamento de marca

Das razões pelas quais escolhemos um determinado produto, serviço ou empresa, o posicionamento de marca talvez seja a com maior peso no momento de decisão. Isso porque muitas vezes nem notamos, mas  somos influenciados diariamente pelo que vemos ou ouvimos sobre as empresas.

Assim, é importante que você saiba como melhorar esse posicionamento. E para isso, trouxemos uma das estratégias que podem ser utilizadas para chegar nesse objetivo: o marketing de conteúdo. Leia!

O que é posicionamento de marca

O posicionamento de marca é a forma pela qual a sua empresa é vista pelos consumidores. Este fator influencia diretamente no momento de decisão de compra do cliente. Por isso, também pode ser conhecido como posicionamento de mercado.

Este recurso é válido tanto para empresas e marcas quanto para produtos e pessoas. Segundo o livro Posicionamento: A Batalha por sua mente (M. Books, 2009), essa busca por um bom posicionamento de marca é uma verdadeira “batalha” dentro da mente do consumidor.

Branding: o que é?

O branding é uma estratégia de gestão de marca, necessária para alcançar um bom posicionamento de mercado. Em resumo, é um conjunto de ações, que visam trabalhar combinadamente a imagem e identidade de uma empresa, produto ou pessoa.

Identidade: pode ser criada e alterada pela organização. Geralmente, é estabelecida em visão, missão e valores;

Imagem: é criada a partir da visão que os consumidores têm da sua marca. Pode ser modificada, conforme a experiência do seu público com a sua marca, com concorrentes e outros fatores. Portanto, controlá-la não é uma tarefa tão fácil.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, como o próprio nome já sugere, é a estratégia de criação de conteúdos para a atrair a atenção do consumidor para a sua marca. Além disso – se bem utilizada – é capaz de torná-lo “autoridade” em seu nicho.

Sabe aquela pessoa que você consulta quando tem uma dúvida ou problema específico e que ela sempre tem uma solução? Bom, esta é a melhor definição de autoridade – alguém que você confia, pois resolve os seus problemas.

E para alcançar um bom posicionamento de marca, é necessário que os consumidores te vejam desta maneira. Pois a empresa que tem destaque não vende produtos ou serviços, vende soluções para determinados problemas.

Através do marketing de conteúdo, é possível “educar” o seu provável cliente, para que a compra seja feita de forma natural, sem aquela venda direta e forçada. Aliás, essa é uma das vantagens em se aplicar essa estratégia, pois gera confiança e respeito do cliente à sua marca.

Outra vantagem é que o cliente pode achar sua empresa em qualquer etapa do funil de vendas, que são:

Topo de funil: é onde o consumidor ainda não tem consciência de uma necessidade ou problema que ele tem;

Meio de funil: nesta etapa, ele já reconhece o problema e está atrás de uma solução;

Fundo de funil: aqui, o consumidor está pronto para efetuar a compra e você já pode oferecer seu produto ou serviço, pois ele já reconheceu que tem um problema e sabe do que precisa. Só o que resta, é você dizer pra ele que tem essa solução;

Este é um modelo estratégico de consumo e faz parte do Inbound Marketing – estratégia que está inserida dentro do marketing de conteúdo. Assim, não há como falar de um sem ao menos citar o outro.

Leia também:

E por que o posicionamento de marca é tão importante?

Para que você entenda melhor sobre a importância do marketing de conteúdo para alcançar um bom posicionamento de marca, vamos à prática.

Faça uma pesquisa no google agora. Digite uma dúvida que os clientes podem ter sobre o seu produto ou serviço. 

Exemplo:

Um exemplo de pesquisa por palavras-chave no Google
Foto: Reprodução (Google)

Essa pergunta que fizemos para o buscador é uma dúvida classificada como topo de funil, já que o usuário não entende muito sobre o assunto ainda. Assim pode ser uma grande oportunidade de uma clínica de estética ou cirurgião, por exemplo, mostrar a sua expertise no assunto.

… voltando para a sua pesquisa. 

Quais foram os resultados? Encontrou conteúdos relevantes na pesquisa que você fez?

 Já pensou se o texto da sua empresa aparecesse ali? Talvez você seria visto como uma autoridade no assunto e uma solução para o problema do possível cliente.

Assim, após solucionar uma dúvida do usuário, você poderia direcioná-lo para a etapa seguinte do funil. E assim, ele ia percorrer o caminho natural, até efetuar a compra.

Apesar de darmos o exemplo de busca no google, o blog post é apenas uma das maneiras de oferecer conteúdos que eduquem o cliente para o consumo de seus produtos ou serviços. Assim, é possível produzir também: e-books, infográficos, e-mails, vídeos e outros. 

Exemplos de posicionamento de marca com marketing de conteúdo

Sabemos que, quando falamos de posicionamento de marca, o marketing de conteúdo é uma estratégia imprescindível e é válido para todos os nichos do mercado. Por isso, vamos ver alguns exemplos de marcas que sabem aproveitar muito bem deste recurso.

Redbull

O blog é uma maneira da amrca se posicionar com seu cliente consumidor

Você com certeza já ouviu falar desta empresa, que é conhecida à nível internacional, graças às suas estratégias de branding. E só de olhar a página principal do seu site, já podemos notar o quanto eles reconhecem o poder do marketing de conteúdo.

Afinal, quem ia querer visitar o site da RedBull se só tivesse imagens de produtos?

Provavelmente, foi essa a pergunta que eles fizeram. E conhecendo o público, viram como seria vantajoso criar conteúdos – em forma de artigos e notícias – para atrair a atenção dos consumidores.

Magazine Luiza

Lu explica é a persona criada pelo blog da Magazine Luiza
Blog da Lu/Interface (Imagem 1)

No site da Magazine Luiza, há uma seção chamada “Portal da Lu”, que é representada pelo avatar da empresa. É uma página onde contém vários conteúdos elaborados pela marca e que buscam tirar dúvidas do usuário e de uma certa forma, educá-los.

A interface do Blog da Magazine Luiza
Blog da Lu/Interface (Imagem 2)

Na imagem 2 é possível ver alguns vídeos explicativos e informativos, que geram interesse ao usuário. Além disso, ao lado direito há também infográficos, que é um dos materiais que podem ser produzidos no marketing de conteúdo.

Todos esses recursos são estudados e elaborados de acordo com o público e personas da empresa. Portanto, tudo que se vê, realmente colabora de alguma forma para a venda.

Viu como o marketing de conteúdo pode ser bastante vantajoso para trabalhar o posicionamento de marca da sua empresa? Agora, acreditamos que você também deva saber sobre: Comunicação integrada de marketing: por que contratar uma agência 360?

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