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Orçamento de marketing digital: por que fazer e como montar o seu?

Orçamento de marketing digital

Uma dúvida que muitas empresas têm é de como fazer um orçamento de marketing digital na hora de montar as estratégias para o seu negócio. Pensando nisso, a Vanguarda Comunicação preparou esse conteúdo para esclarecer alguns questionamentos e lhe dar uns direcionamentos.

Além deste, no nosso blog você também vai encontrar outros textos que vão te ajudar a entender melhor o investimento na comunicação da sua empresa no ambiente digital. Durante o texto, sugerimos que você também visite os conteúdos que sugerimos nos links. Boa leitura! 

O que é um orçamento de marketing digital?

Fazer um orçamento de marketing digital é, basicamente, reunir toda as informações necessárias para sua estratégia em relação ao investimento a ser feito em marketing no ambiente online. 

Neste orçamento, você deve incluir todos os valores que serão investidos e de que maneira eles serão distribuídos na sua estratégia. Para fazer isso de maneira correta e que traga um retorno satisfatório para sua empresa – que é o principal objetivo – é preciso antes, entender a situação em que ela se encontra atualmente.

Fatores como custo de operação, pessoal e de produto definirão o teto de investimento e darão uma previsão básica de quanto poderá ser o ROI (Retorno sobre investimento) da sua empresa. 

Por que montar um?

Alocar os investimentos de forma correta

Toda empresa tem como objetivo principal o retorno financeiro, por isso saber no que se está investindo, é essencial. O orçamento de Marketing Digital é um plano visual do que foi acertado com seu time de marketing ou com a agência que você contratou.

Neste orçamento, por exemplo, é possível colocar as estratégias que serão usadas para sua empresa – sua equipe de marketing ou a agência podem ajudar nisso. Também, para cada uma das estratégias, será definido quanto será investido de dinheiro e o período de aplicação.

Esses detalhes são essenciais para que sua empresa não se perca durante a execução do que foi planejado e também que esse investimento não venha a se tornar um gasto. Outra vantagem é que você pode alterar esse orçamento, ou parte dele, durante a execução. E é isso que vamos ver agora.

Saber o que está dando retorno

Quando você tem um orçamento bem definido, as chances de suas estratégias darem certo são maiores. Isso porque você vai observar no período seguinte quanto foi investido no total, o que deu retorno ou não, qual foi o preço de custo por lead para sua empresa e outros dados.

Estas informações ajudarão a entender o que está dando retorno para sua empresa e será a base para as futuras tomadas de decisões. Como dito antes, o foco é gerar retorno financeiro para a empresa, através das estratégias de marketing digital.

Falaremos de realocação de investimentos mais a frente para que você entenda melhor. Mas por enquanto, esperamos que tenha entendido a importância de fazer um orçamento de marketing digital antes de qualquer passo no ambiente digital.

Recomendamos que também leia:

Como montar um orçamento para sua empresa

Agora vamos te orientar melhor sobre a montagem de um orçamento de marketing digital para a sua empresa. Adaptamos para dois casos: quem já faz estratégias para o marketing digital e para quem quer começar e quer entender como se faz um orçamento.

Para quem vai começar:

Defina as estratégias a serem utilizadas

Antes dos outros fatores, é preciso saber quais estratégias serão usadas. Por exemplo, quais redes sociais sua empresa estará presente? Instagram e Facebook ou somente LinkedIn? Anunciará no Google Ads? E-mail marketing? Tudo isso vai depender do ramo do seu negócio e do tipo de público.

Sua empresa não precisa estar presente em todos os meios, mas é imprescindível que esteja onde a maior parte do público estratégico está. Por isso esse fator conta muito na hora de montar o orçamento, algumas estratégias podem trazer resultados mais rápidos ou otimizar o investimento.

Defina quanto vai ser investido

Esse momento é que os empresários tendem a ficarem mais receosos por entenderem (erroneamente) o marketing digital como um gasto e não como um investimento. 

O marketing é venda, por isso é essencial a elaboração de um orçamento, para que você entenda quanto sua empresa está investindo e quanto ela terá de retorno (ROI). Se sua empresa tiver uma equipe de marketing boa, vai ver o quanto é rentável investir nas suas estratégias de venda no ambiente digital

Com as estratégias definidas no primeiro passo, é hora de dividir os investimentos. Você tem duas possibilidades: Definir o orçamento ou pedir uma sugestão do Marketing e depois passar pela sua aprovação. O ideal é que suas estratégias estejam divididas em metas de curto, médio e longo prazo.

Estabeleça qual é a expectativa de retorno

Como você ainda estaria iniciando suas estratégias, não tem uma base de quanto precisa investir inicialmente e que metas pode atingir com esse investimento. Por isso, o ideal é que passe para a equipe de marketing quais são os seus objetivos com esse investimento.

Com base nessas informações, a equipe pode te passar o orçamento de quanto você precisa investir para atingir essas metas. Se estiver dentro de suas expectativas, é só aprovar. Mas se você já tem uma verba certa para campanhas de marketing na sua empresa, é só informar ao marketing e ele distribui a quantia da forma que achar melhor para atingir os objetivos. 

Para quem já faz, mas precisa atualizar o orçamento

Analise o orçamento anterior

Como neste caso você já tem uma base do que pode alcançar com determinado investimento, fica mais fácil estabelecer metas. Os dados do orçamento anterior serão sua base e você pode definir um novo objetivo a ser alcançado, seja aumentando a verba ou realocando ela.

Como realocar os investimentos

O ideal é priorizar aquelas estratégias que deram melhor resultado, mas sem deixar de lado as que renderam menos. Talvez não seja somente o valor de investimento que tenha sido responsável, outros fatores também podem influenciar. Isso acontece em alguns casos, como as campanhas no Google Ads, por exemplo.

Sem contar que quando se fala em marketing, não podemos usar somente uma ou duas estratégias, para dar certo é preciso que haja uma combinação de várias outras.
O fato é que o orçamento vai depender muito da situação da sua empresa e o quanto ela está disposta a investir no marketing digital, que pode trazer excelentes resultados para as vendas. Por isso recomendamos que leia este conteúdo agora: Como a América Ford Manaus vendeu 85 carros em um único dia? Descubra!

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