Blog

Mudanças no Instagram em 2022: scrolling, stories e feed| LEIA +

confira quais são as mudanças no Instagram para 2022 anunciadas pela Meta

Você sabia que em breve haverá mudanças no Instagram? A plataforma, que sempre faz atualizações para os usuários, informou que a partir do ano que vem algumas modificações poderão ser vistas.

Algumas dessas mudanças já são conhecidas por nós. Porém, nem todo mundo fica satisfeito com as novidades que acontecem na plataforma.

Isso porque o que beneficia uns acaba prejudicando outros. Quem trabalha com a plataforma precisa ficar atento a essas mudanças. Sendo assim, mostraremos ao longo deste conteúdo as alterações e como se adaptar a elas

Quais são as mudanças anunciadas para o Instagram?

Todo ano, o Instagram lança o chamado “Trend report”, que é um relatório anual que serve como um guia das futuras previsões para a plataforma. Este ano não foi diferente e, para 2022, teremos algumas novidades.

A ideia por trás das mudanças é tornar a plataforma mais agradável para quem trabalha com ela e também para o público em geral. Abaixo, listamos algumas das principais tendências a se destacarem na plataforma:

  • Lojas de produtos usados;
  • Criadores com números maiores do que os de celebridades; 
  • Moda maximalista;
  • Desafios de dança;
  • Engajamento em causas sociais;
  • Lives em alta.

As lives e posteriormente os chamados 'cortes' podem reverberar o potencial de alcance dos seus clientes

Quanto às mudanças, quais serão as principais atualizações? Se você trabalha com conteúdo ou apenas está curioso para saber mais, veja logo a seguir!

MAS, se você está tendo probemas no gerenciamento das redes sociais de sua empresa e gostaria que nós, da Vanguarda, déssemos uma olhadinha, fale conosco AGORA MESMO!

Pronto, agora voltemos às mudanças!

1. Volta do feed cronológico

Desde o ano de 2016, o Instagram apresenta o seu feed de acordo com o algoritmo de engajamento. Ou seja, as contas com as quais você interage mais aparecem mais.

O feed cronológico surgiu a partir da ideia de que a plataforma pode estar afetando a saúde mental dos usuários. Os desenvolvedores da rede anunciaram que vêm pensando há algum tempo em tornar o Instagram um lugar mais agradável.

Por exemplo, os criadores tiveram a ideia de implementar uma ferramenta chamada de “Favoritos”, na qual você escolhe um grupo de pessoas que tem mais interesse em acompanhar, e elas aparecem no topo de sua lista.

Além disso, voltar com a opção de feed cronológico seria um meio de entregar mais publicações de outras contas e, assim, criar uma plataforma mais democrática.

2. Mudanças nos stories

Uma das mudanças futuras será em relação aos stories. Hoje em dia, a plataforma limita o tempo de vídeo dos stories em 15 segundos. Nos vídeos maiores que 15 segundos, a gravação acontece como um compilado.

Porém, isso deve mudar. Em vez de fazer vários vídeos de 15 segundos dentro de um aglomerado, a plataforma anunciou que os vídeos devem durar 60 segundos.

A mudança ainda não tem data prevista. Porém, o usuário irá receber uma notificação falando sobre a novidade quando ela estiver pronta.

3. Limitação de rolagem infinita

já experimentou o scrolling infinito do insta?

Uma das mudanças que a plataforma anuncia é em relação à limitação do scrolling, ou seja, da rolagem de tela. 

Muito se fala sobre os impactos causados na sociedade pelo Instagram. Uma das questões mais comentadas é a compulsividade que a rede gera e como ela tem roubado tempo precioso da vida de quem precisa ter o tempo mais otimizado.

Diante disso, o Instagram pensou em um meio de evitar que a rolagem infinita aconteça e incentivar o usuário a buscar outras atividades.

A vida digital vicia, porém, é preciso ter limites. É por isso que o Instagram impõe uma certa barreira aos usuários. A princípio, esta ferramenta está disponível apenas para um grupo de teste limitado.

Após esse período de testagem, a plataforma decidirá se este recurso faz ou não sentido para os usuários.

Quais impactos as mudanças sugeridas trarão?

Os impactos das mudanças no Instagram são uma via de mão dupla, pois o que beneficia um lado deixa o outro em desvantagem. Hoje em dia, o Instagram deixou de ser uma rede social para compartilhar momentos e virou uma plataforma de negócios.

Por meio da visibilidade de fotos e vídeos, empresas e influenciadores têm conseguido movimentar altas quantias de dinheiro. Porém, qualquer mudança que aconteça gera um ponto de atenção.

Por exemplo, o feed cronológico pode ser uma vantagem ou desvantagem. Tudo depende de como a marca faz a comunicação com seu público-alvo. Geralmente, as empresas que apresentam maior engajamento têm maiores entregas nos conteúdos.

Com a volta do feed cronológico, a linha de postagem seguiria um padrão mais democrático, por ordem de postagem. Então, provavelmente, o usuário acompanharia a postagem mais recente a partir do momento em que ele entrasse ou atualizasse o feed.

A limitação de posts no feed não seria uma prática muito boa para as empresas. Isso afetaria o alcance das publicações, principalmente as mais antigas.

Uma mudança satisfatória é a de duração dos stories, pois a empresa consegue passar tudo aquilo que ela deseja em um único vídeo, aumentando suas chances de engajamento.

Por que as empresas devem prestar atenção nessas mudanças?

Qualquer mudança em uma plataforma impacta de maneira diferente as empresas. A atenção é necessária para que elas se mantenham atualizadas e por dentro dos acontecimentos.

Assim, é possível para uma empresa se manter competitiva e produtiva sem perder qualidade, ou então criar estratégias para se adequar às mudanças e permanecer próxima do público.

Deixar de acompanhar essas atualizações significa se manter ultrapassado. Atualmente, a plataforma sempre traz inovações para melhorar a experiência dos usuários.

Quem não se adequar a isso acaba tendo resultados de engajamento ruins.

Fale conosco!

Por fim, vimos aqui algumas das principais mudanças que vão acontecer no Instagram, assim como algumas das principais tendências para o próximo ano. É importante conferir a lista para saber como a sua empresa pode agir segundo essas tendências e mudanças.

Desse modo, você pode traçar objetivos melhores e agir de acordo com o que espera para o próximo ano. 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e que você consiga se antecipar a essas alterações.

Escreva um comentário