Quer montar um e-commerce? A Vanguarda te mostra como fazer!
O e-commerce sempre foi uma excelente alternativa para a venda de produtos ou serviços. São muitas as vantagens tanto para quem vende quanto para quem compra. Montar um e-commerce é a solução que você estava procurando para manter o seu negócio operante em meio a essa época de grandes restrições à circulação de pessoas.
E para começar, o primeiro passo é ler o artigo que nós, da Vanguarda Comunicação, elaboramos para você. Vamos começar?
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Por que montar um e-commerce?
O potencial do comércio eletrônico é enorme! Não há restrição de clientes e sua loja fica aberta 24 horas por dia, todos os dias da semana. E isso é só o começo.
Espaço
O e-commerce pode ser a solução ideal para o seu negócio, principalmente se ainda não existe a possibilidade financeira de alugar um espaço físico adequado para a sua loja e para o estoque.
Custos
Montar um e-commerce exige um investimento inicial para o plano de hospedagem, domínio, dentre outras questões que vamos abordar mais à frente. No entanto, ele ainda é a opção mais viável para reduzir custos para a operação, principalmente se você está começando.
Comodidade
As pessoas passam boa parte do tempo conectadas e quando mais fácil e intuitivo for o seu e-commerce, maiores as chances de fidelizar clientes e aumentar volume de vendas.
No último ano, devido à restrição de circulação de pessoas por causa da pandemia, a possibilidade de fazer compras online cresceu exponencialmente. Pegue carona nessa tendência de mercado para lucrar mais.
Como montar um e-commerce?
Agora que você já entendeu as vantagens de migrar ou montar um e-commerce, responda às seguintes perguntas e vá anotando para começar a desenvolver o seu.
O que vou vender?
A segmentação é importante para manter o foco do negócio. Se já tem loja física, então já tem a resposta. Se está começando, escolha os produtos com base na variedade de fornecedores disponíveis, marcas e nicho de mercado.
Quem é o meu público?
Além de saber para quem vai vender, definir o público é essencial para determinar quais produtos são mais a cara da sua audiência.
A condução do negócio como um todo vai depender disso, pois até as estratégias de marketing que serão utilizadas deverão estar de acordo com o perfil dos consumidores que você quer alcançar.
Qual plataforma escolher para montar um e-commerce?
Há duas opções: a primeira é ter sua própria plataforma; a segunda é usar os marketplaces, como o do Facebook e do Instagram, por exemplo.
Se optar pela primeira opção, você precisa de um domínio. A nossa recomendação é comprar um. A consultoria de um profissional de desenvolvimento de sites é crucial nessa hora para esclarecer dúvidas e configurar tudo certinho.
É possível criar sozinho, se você quiser e preferir. Selecionar o plano que mais se adequa à sua necessidade, escolher o template e ir adicionando a descrição dos produtos e dos valores de forma intuitiva e rápida.
Procure por um site que dê suporte e aproveite as funcionalidades. É muito importante que seja possível a integração com meios de pagamento como PayPal e PagSeguro.
Quais as formas de pagamento disponíveis?
Você precisa estar preparado para isso. Afinal, ninguém quer um carrinho abandonado porque o cliente não conseguiu finalizar a compra por não ter a forma de pagamento que ele queria.
Contrate um processador de pagamento, como PayPal e PagSeguro para a intermediação das transações bancárias. Eles recebem os dados do cliente, entram em contato com as empresas de cartão e bancos, processam o pagamento e após essa etapa notificam que você pode liberar o pedido. O valor é creditado na sua conta em questão de minutos.
Qual vai ser o visual da loja?
Um detalhe importantíssimo é a identidade visual na hora de montar um e-commerce. Escolha um tema que valorize as fotos dos produtos e não esqueça de inserir a logo.
Outras dicas valiosas para melhorar a experiência de compra: tenha uma página sobre a sua marca, se apresentando e detalhando o que você proporciona para seus clientes; e tenha uma área disponível para um banner, nesse espaço as promoções e lançamentos ganham destaque e podem ser lincadas diretamente para a área do catálogo.
Como divulgar depois de montar um e-commerce?
Depois de montar um e-commerce, chega a hora de torná-lo conhecido para o público. Atraia o público utilizando ferramentas de marketing digital e transforme os visitantes em clientes.
Confira as ações mais comuns:
- perfis nas redes sociais
- SEO;
- anúncios pagos em sites de busca;
- marketing de conteúdo; entre outros.
A Vanguarda Comunicação é referência nesse assunto porque somos uma agência parceira do Google. Leia mais sobre o que oferecemos para os nossos clientes aqui:
-5 vantagens de uma agência Google Partners para o seu negócio!
Como saber se está dando certo?
A resposta é: monitorando os resultados. Nas configurações do seu site tem uma aba que mostra todos os indicadores de acordo com o período.
Só tendo entendimento sobre o que olhar nessas ferramentas e analisando seus números é que vai dar para mudar algo na sua estratégia de vendas, se está na hora de fazer promoção para movimentar itens parados no estoque ou se determinada marca caiu no gosto do seu público.
Além disso dá para saber também:
- taxa de visitantes;
- quais as páginas mais visitadas;
- qual o tempo de permanência no site; e
- taxas de cliques e conversões.
São indicadores essenciais para o seu negócio e para saber se tudo está caminhando como deve.
Gostou do nosso artigo? Nele você viu os motivos e como montar um e-commerce. Com ele, seu negócio alcança uma gama maior de clientes, facilitando que seus produtos ou serviços continuem acessíveis, independentemente da época do ano ou situação econômica.
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