Qual é o método V4 Company para vendas online?
Você já ouviu falar de V4? Parece o nome de um modelo para carros ou coisa parecida, mas na verdade trata-se de um método para fazer vendas online.
Este método foi criado por um empresário chamado Dener Lippert, que criou a V4 Company quando tinha 18 anos. Atualmente, a empresa tem uma base de 3 mil clientes ativos e 2 mil pessoas trabalhando na operação. Os 4Vs a que ele se refere significam vender seu produto, vender mais vezes, vender para mais pessoas e vender pelo maior valor.
A metodologia se baseia em 4 pilares:
Para saber como o V4 funciona, prossiga com a leitura!
O que é o método V4 de vendas?
É a estratégia usada para alavancar vendas, composta pelos quatro fatores que vimos acima. Num primeiro momento, ele se parece com um funil de vendas tradicional, com partes que se sucedem. Contudo, neste método, o funil de vendas clássico é trabalhado de maneira cíclica, e a conversão pode acontecer em qualquer etapa do processo.
Vamos entender como as etapas funcionam?
Tráfego
Considerar o tráfego do seu e-commerce é fundamental, já que não adianta vender online se as pessoas não acessam seu site. Assim, é necessário pensar nesse investimento dentro da verba que você separou para o marketing. Lembre-se: se você tivesse uma loja física, certamente não iria escolher um local com pouco movimento, certo? Com as vendas online o princípio é o mesmo.
Existem dois tipos de tráfego, o orgânico e o pago. O orgânico é espontâneo, sem o intermédio de anúncios. O tráfego pago é caracterizado pelo uso de redes sociais e plataformas de mídia para atrair o público. Uma maneira de gerar tráfego orgânico é por meio da produção de conteúdos para redes sociais.
Engajamento
Depois de trazer o público para o seu site, é preciso pensar em como engajá-lo. Aqui está a importância de escolher uma boa plataforma. A loja virtual precisa ser vista da mesma maneira como seria um ponto físico, considerando o visual do ponto de venda. O layout deve transmitir diretamente o conceito do negócio, oferecer uma boa experiência e levar o usuário ao maior número possível de conversões.
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Conversão
Após atrair o público para o seu site ou landing page e engajá-lo, é o momento de facilitar a vida dele para transformá-lo em uma venda.
Você pode pensar em certos aspectos do layout do site, especialmente o check out do e-commerce. Este é o pilar dos 4 Vs no qual estão as questões estratégicas, entre elas os getaways de pagamento (o sistema responsável por conectar e transferir, com rapidez e segurança, os dados entre um usuário e as instituições financeiras) e macroindicadores. Em suma: o comerciante deve controlar os KPIs (key performance indicator, ou indicador-chave de desempenho) para garantir o máximo de conversões e de ROI (a sigla para retorno sobre investimento).
Para obter maiores taxas de conversão, são usados alguns artifícios:
- Acompanhar as movimentações por meio de softwares de CRM (sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente).
- Oferecer várias formas de pagamento.
- Realizar ofertas de acordo com o mercado.
Retenção
É um erro pensar que o uso do método V4 termina depois que o comerciante faz a venda para o cliente. Atrair o público para um site não é barato, e fazer poucas vendas não gera lucro. Sendo assim, se fazer vendas custa caro e o produto não oferece margem, a melhor forma de garantir a obtenção de lucros é a retenção da clientela.
Reter o cliente significa fazer com que ele compre mais vezes e por mais tempo. Para isso, é preciso oferecer o melhor atendimento e manter uma relação de proximidade, sem ser invasivo ou querendo forçar novas aquisições. Essa relação pode ser cultivada pelo envio de e-mails, mensagens de WhatsApp, telefonemas e outros canais que facilitem a comunicação. É interessante ter a ajuda de profissionais que possam analisar o número de compras por usuário e encontrar formas, como ofertas e benefícios, para que as pessoas comprem novamente.
Críticas ao método V4 de vendas
Nem sempre o método V4 é considerado ideal para todos, como se pode ver no site Reclame Aqui. Por esse motivo, analise cuidadosamente os prós e contras de implementá-lo em seu negócio e se ele é o modo mais correto para você entrar ou aumentar sua presença no mundo digital.
Que tal?
Você gostou deste conteúdo? Uma estratégia de vendas baseada nos 4 pilares do método V4 pode ser implementada na sua empresa por meio da Vanguarda Comunicação 360º. O CEO Breno Maciel é um especialista em vendas – ele começou a carreira profissional como vendedor da loja Forum, começou no ramo do marketing como estagiário e fundou a Vanguarda em 2006. Há 10 anos, passou a oferecer serviços de marketing digital e hoje tem clientes em 8 estados do Brasil e no Distrito Federal. Entre as expertises da Vanguarda estão:
- Gestão de redes sociais.
- Marketing para e-commerces.
- Planejamento estratégico de mídia offline
- Inbound marketing (que engloba as atividades que vimos ao longo do texto – estratégias para atrair, converter e encantar clientes por meio de criação de conteúdo para a internet).
A Vanguarda gera resultados personalizados, de acordo com a natureza do produto ou serviço vendido por seus clientes. Para fazer parte desse grupo e entender na prática por que a Vanguarda é considerada uma das melhores agências de marketing da região Norte, fale conosco pelo WhatsApp agora mesmo!