6 formas de estabelecer meta de vendas para o time comercial
Definir meta de vendas é algo fundamental de se fazer dentro de uma empresa. Um time de vendas precisa disso muito bem estabelecido para que consiga alcançar seus objetivos.
Ter metas é crucial para que uma equipe chegue a ter bons resultados e desfrutar do sucesso de vendas. O estabelecimento de metas é vital para traçar uma estratégia e dar um direcionamento para a equipe.
Isso acaba ajudando também a equipe a se motivar mais e a ter mais foco em trazer resultados. O responsável por gerir as equipes deve ter alguns critérios adotados para incentivar a equipe. Quer saber quais são? Então veja.
Como definir metas comerciais?
Possuir metas de vendas é estabelecer para o time qual é a sua força de vendas. Os objetivos devem ser bem definidos para que as metas sejam atingidas de forma prática e objetiva.
A meta mostra de forma clara quais passos o vendedor deve seguir e quais resultados a empresa espera dele. Sendo assim, as metas devem ter que ser muito bem definidas.
A criação dele precisa de critério e cuidado, pois sua elaboração é desafiadora por conta de ter que gerar gestão de forças de vendas. O cuidado vem muito por conta de que cada vendedor tem seu próprio estilo.
Sendo assim, a capacidade de cada um é diferente, assim como a capacidade de produzir. O cumprimento de metas também é algo que acaba influenciando no salário dos vendedores. Então deve-se ter um cuidado ao planejar.
Resultados de excelência dependem de uma gestão de excelência. Por isso, veja abaixo alguns pontos para você colocar em prática e estabelecer boas metas de vendas.
1. É necessário estipular metas alcançáveis
De nada adianta o gestor estipular metas inalcançáveis para a equipe de vendas, se essas metas não são nada alcançáveis. Metas muito altas só farão com que a equipe se sinta cada vez mais desmotivada por não conseguirem alcançar.
A equipe precisa comprar a ideia que está sendo passada para que as metas se cumpram, caso contrário nada será atingido. A equipe precisa ser instigada de forma que seja possível fazer com que eles atinjam tal resultado.
2. Peça para que o vendedor elabore suas metas
Cada vendedor tem uma meta pessoal que leva consigo e que trabalha para poder alcançar. Se ele estiver comprometido e empenhado em atingir uma cota que ele tenha pré-estabelecido, esse trabalho fica muito mais fácil.
Quando é o líder que exige cumprir metas, na maior parte das vezes não se leva em conta a capacidade individual e a experiência de cada vendedor. Por isso, muitos colaboradores acabam não conseguindo alcançar aquilo que foi estipulado.
Já quando é o próprio vendedor colocando suas metas pessoais para fora, ele leva em conta sua própria capacidade de vender e até onde se estabelecem seus limites.
Não subestimar e utilizar o comprometimento do vendedor para que se possa garantir alcançar o que foi proposto é fundamental para que as metas sejam cumpridas.
3. Crie um quadro de metas
Ter um painel visual é fundamental para que se possa ter um maior controle do que está acontecendo. Nele, é possível observar o desempenho e como o comportamento da força de vendas influencia na meta.
O painel acaba se tornando um certo tipo de termômetro para que possam sempre manter em vista o que os vendedores estão fazendo e o que mais precisam fazer até que alcancem a meta.
A importância disso é grande para que todos entendam sobre o que precisa ser melhorado e, por consequência, acabar melhorando também outros fatores.
É muito comum que na cabeça do vendedor ele desenhe sua meta e acredite que tem tudo sob controle para que possa alcançar seus objetivos. Porém, ainda que ele dê o melhor de si, muitas vezes ele não consegue alcançar isso.
Sendo assim, quando se existe um painel, se torna possível fazer um acompanhamento de impacto desde as pequenas ações, como a meta em geral. Quando se tem uma meta por escrito fica muito mais fácil ver seus objetivos com clareza.
4. Dê o primeiro passo
De nada adianta fazer uma meta junto de sua equipe e largar a responsabilidade na mão deles. É crucial que se mostre o caminho que deve ser seguido para que essa meta seja alcançada.
Um verdadeiro líder e gestor toma a iniciativa e trabalha junto dos colaboradores para que as metas de vendas possam se realizar. O gestor precisará guiar sua equipe e dizer:
- O que precisa ser feito a mais;
- O que precisa ser aprimorado;
- E o que precisa deixar de ser feito.
Assim, o vendedor se sentirá muito mais seguro em entender aquilo que precisa ser feito para que a meta se realize. Tudo isso partindo em busca de um resultado em comum.
5. Defina estratégias para cada funil de vendas
É possível vender mais quando o cliente está no fundo do funil. Por isso, o ideal é estabelecer um treinamento para cada cliente em uma etapa do funil.
Assim, os que estão no topo fazem uma abordagem completamente diferente de quem está no meio ou no fundo desse funil, pronto para fechar uma venda.
6. Saiba como calcular as metas
É crucial que se tenha em mente que uma meta é um objetivo da empresa que se pode expressar em números de clientes e de vendas fechadas ou seu faturamento dentro de um tempo.
Sendo assim, é crucial que se saiba calcular as vendas para o time em questão. Isso porque, como representam uma peça chave na área comercial, esse é um detalhe no qual precisa ser muito bem definido.
Para calcular é necessário levar alguns pontos em consideração, como:
- Avaliação do mercado;
- Planejamento estratégico e plano de vendas;
- Metas individuais por área;
- Metas individuais por vendedores;
- Oportunidades geradas;
- Sazonalidades;
- Metas realistas;
- Margem de 20%.
Ao juntar isso tudo e avaliar cada questão com cuidado, pode-se saber qual o valor e como fazer esse cálculo de forma correta.
Conclusão
Por fim, vimos então uma série de fatores para que você tenha meta de vendas realistas e alcançáveis que te permitam vender muito de forma fácil.
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