ATACADISTA? Veja 7 dicas de mkt para atacado distribuidor!
Atrair novos clientes pode ser uma tarefa difícil, mas o marketing para atacado distribuidor pode mudar essa situação! É possível obter novas chances de negócios com as ações certas.
Para que isso seja possível, você deverá contar com um bom plano para acelerar seus resultados. Continue lendo este conteúdo para conhecer algumas dicas que podem ser úteis!
Como fazer marketing para distribuidora?
O marketing digital é sobre fazer seu negócio se destacar da multidão ao reforçar as qualidades que tornam você único. Por que se preocupar com o mundo digital para o atacado distribuidor?
Da mesma forma que o marketing tradicional tem um papel em diferenciar a marca de uma empresa da concorrência, o digital desempenha um papel em diferenciar a sua marca da concorrência no mundo virtual.
Ele o ajuda a identificar sua vantagem competitiva e demonstra como usá-la em campanhas de marketing. Com base nisso, a meta é aumentar o número de clientes e o número de vendas.
Há várias estratégias de marketing digital que podem ajudar a fortalecer sua marca e alcançar novos tipos de clientes. Essas estratégias não têm foco apenas em vendas, como também são o resultado lógico.
Como aumentar as vendas do atacado distribuidor?
O desafio no setor atacadista é que muitos distribuidores ainda precisam investir em estratégias de marketing digital. Essa é uma vantagem para você, que permite se destacar entre seus concorrentes.
Para ajudá-lo nisso, confira logo abaixo algumas ideias de marketing digital para os atacados!
1. Adote a segmentação de público
É mais do que importante usar segmentação de público para garantir que seus produtos alcancem o público certo. A partir dessa estratégia, você poderá dividir o público-alvo em grupos menores, permitindo ações mais personalizadas e exclusivas.
Suas ações e campanhas são adaptadas às características de certos grupos. Será mais fácil para um potencial cliente aceitar sua mensagem dessa maneira.
2. Realize o benchmarking
Para fazer o marketing para atacadista, você deve primeiro realizar benchmarking, que é uma estratégia para comparar suas ações com as de seus concorrentes.
Logo, você obterá uma melhor compreensão dos erros e sucessos da competição. Essa estratégia deve ser usada com frequência para que você tenha critérios para analisar os resultados de suas ações.
3. Conduza uma análise SWOT
Quando se trata de identificar seus erros e sucessos, usar uma análise SWOT é uma ótima maneira de realizá-lo.
- Forças (Strengths);
- Fraquezas (Weaknesses);
- Oportunidades (Opportunities);
- Ameaças (Threats).
Usando essas informações, você poderá saber quais são os seus pontos fortes e oportunidades, bem como corrigir falhas e lidar com ameaças.
4. Pratique o geomarketing
De volta ao ponto da segmentação do seu público-alvo, o geomarketing é uma estratégia única dentro dessa segmentação. Trata-se de uma campanha de marketing segmentada por área geográfica.
De acordo com o Google, as pesquisas de localização em dispositivos móveis aumentaram em quase 200% nos últimos anos. Nesse cenário, geomarketing refere-se a uma coleção de estratégias personalizadas para uma área geográfica.
Ele pode ser útil para promover seus produtos e serviços localmente e para identificar chances de crescimento regional.
5. Promova a fidelização do cliente por um programa de fidelidade
Cultivar a fidelidade do cliente é importante mesmo em relacionamentos B2B, pois é recomendável formar relacionamentos de longo prazo. De acordo com Phillip Kotler, adquirir novos clientes pode custar até 7 vezes mais do que manter os que já existem.
Para isso, é vital desenvolver programas de fidelidade com benefícios como:
- Entregas grátis;
- Bonificações;
- Serviço com prioridade nos próximos pedidos;
- Descontos na distribuição de certa quantidade de mercadorias.
Considere uma série de estratégias de retenção de clientes no seu programa!
6. Faça campanha nas redes sociais
É importante realizar as ações de marketing para distribuidores em várias plataformas digitais, como redes sociais. As redes sociais são uma ótima maneira de se conectar com clientes, responder a perguntas e entender a percepção do público sobre você.
Eles são um excelente canal para a promoção de campanhas de divulgação devido ao grande público.
7. Aumente o controle de estoque
Um bom sistema de controle de estoque é essencial para evitar erros e, como resultado, atrasos nas vendas no atacado distribuidor. Quando ERPs on premise ou são usados para registrar pedidos de vendas, todas as informações são inseridas rapidamente no sistema.
Os itens na loja podem ser imediatamente bloqueados, impedindo que um segundo vendedor comprometa a mesma unidade para outra venda.
Isso também facilita a vida dos participantes da conferência de mercadorias, que terão informações em tempo real na ponta dos dedos para responder aos pedidos concluídos e deixar processos no local para enviar itens dentro do prazo – e sem erros.
Os benefícios de investir em marketing para atacado
Se você ainda não estiver convencido de como investir em marketing para atacado distribuidor é importante, aqui estão alguns benefícios que podem mudar sua opinião:
Aumentar o networking
Seus clientes podem ser potenciais parceiros. Investir em marketing pode atrair investidores, de acordo com a pesquisa da revista Exame, o que se compartilha nas redes sociais pode formar vínculos.
Como resultado, para que o segmento cresça, é fundamental estabelecer conexões com nomes importantes do segmento.
Economiza recursos
Faz sentido combinar marketing e economia. As ferramentas de marketing estratégico emergem após um estudo minucioso do comportamento do mercado e as conclusões podem ser derivadas de princípios econômicos.
Uma empresa pode evitar prejuízos e estabelecer vantagens competitivas com planejamento adequado.
Torna a marca mais conhecida
O marketing ajuda a estabelecer a imagem de uma marca no mercado e agrega mais valor por meio de certas ações. Não há nada melhor para o sucesso de uma empresa do que ser conhecida e respeitada.
Para entregar os resultados esperados e promover a lealdade do cliente, é necessário marketing direcionado. As melhores estratégias podem ser concebidas quando o público é bem compreendido.
Por fim, não esqueça de compartilhar este conteúdo com os seus amigos, caso tenha sido útil para você!