Ferramentas de Mkt: SEO, SEM e CRO – Para quê elas servem?
Você sabe como as ferramentas de marketing digital podem ajudar dentro de uma empresa? Elas fazem total diferença para os resultados dos negócios.
Investir recursos por exemplo em SEO e SEM é fundamental para entender como essas estratégias funcionam e como elas podem trazer bons resultados dentro do marketing digital.
Cada ferramenta possui suas diferenças, que juntas resultam em algo eficiente e otimizado. Esses dois canais parecem ser bem parecidos, mas são duas abordagens distintas.
Esses termos podem gerar muitas dúvidas para quem não tem total domínio ou conhecimento sobre eles. Por isso que se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo.
Quais são as ferramentas de mkt digital mais usadas?
Quando você tem uma dúvida e ninguém consegue respondê-la, qual a primeira coisa que as pessoas fazem para obter a resposta? Isso mesmo, procuram no Google.
Todo e qualquer mecanismo de busca utiliza-se do SEM, que é o Searching Engine Marketing, um conjunto de técnicas para usar motores para promoção na internet.
O que é o SEM?
Para explicar melhor, o SEM é uma das ferramentas de marketing que está dentro da estratégia de marketing e que tem como base, os motores de busca. Pode-se usar essa estratégia para divulgar um negócio que atue tanto online quanto offline e realizar outros tipos de ações.
Divide-se o SEM em duas partes. A primeira tem como foco a geração de tráfego orgânico para um domínio. Já a outra para os links patrocinados.
Todo anúncio que aparece no Google e em outras plataformas possui essa ferramenta por trás usando palavras chaves e outras técnicas de SEO.
O SEM pode ser descrito como uma espécie de guarda-chuva. Abaixo dele estão as técnicas de SEO e mais outras que ajudam a empresa a aparecer e também a ficarem melhor posicionadas nas pesquisas de buscas.
O que é o SEO?
O SEO ou Search Engine Optimization é o responsável por juntar várias estratégias que envolvem fazer a otimização de um site, blog ou página na internet.
Tudo isso para que ela possa rankear melhor nos buscadores e, por consequência, possa atrair mais visitantes. Para que se possa realizar todas essas coisas, utiliza-se junto a esta técnica o marketing de conteúdo.
Isso porque além de trazer a otimização de sites de busca que envolvem fatores como:
- Estrutura do site;
- Escaneabilidade;
- Uso de palavra-chave;
- Responsividade;
- Velocidade de carregamento.
É necessário também que se produza textos ou outros tipos de conteúdos que agreguem valor e sejam realmente valiosos. Dentro das ferramentas de marketing, investir em SEO é mais do que necessário para trazer resultados a uma página.
O que é CRO?
O CRO, que é o Conversion Rate Optimization nada mais é do que o aprimoramento constante dos elementos de um site para que ele possa ser atrativo e converter mais usuários.
Dentro do marketing digital, a parte de conversão é a mais importante. Ainda que você faça uso de diversos canais digitais, é muito mais provável que você consiga captar público diretamente do seu site.
Por essa razão é que pensar numa estratégia que foque na otimização das conversões é importante para que se possa conseguir gerar bons resultados.
E essa estratégia é o CRO. Independentemente do tamanho que o seu negócio tenha ou qual seja o nicho do seu mercado, essa ferramenta ajudará você a aumentar seu ROI de marketing.
A ideia que se mantém por trás dessa estratégia é poder otimizar a taxa de conversão. Portanto, tem como foco tornar todo o processo de venda algo mais fácil e eficaz para que se possa ganhar mais lucro.
Qual a importância das ferramentas de marketing dentro de cada termo?
Para saber a relevância de cada uma das ferramentas de marketing e como usá-las em sua estratégia de negócios, é importante saber suas diferenças e para que elas servem.
O SEO, como já dissemos, faz uma abordagem que usa métodos orgânicos para aparecer nos resultados da pesquisa. Já o SEM faz uma abordagem que usa métodos pagos para que possam aparecer nos resultados da pesquisa.
A definição de SEM quase sempre é questionada pois dizem que ele é o canal mais amplo de pesquisa que envolve tanto pesquisas orgânicas quanto pagas.
O SEM mostra anúncios que tem marcação SERPs. Portanto, pode-se notar um conteúdo pago quando ele tem o ícone de “anúncio” ao lado.
Os resultados orgânicos não aparecem com esse aviso. Para quem busca resultados rápidos, sem dúvidas o SEM é a melhor ferramenta para se usar.
O SEO é algo estratégico, demorado e que gera resultados a longo prazo. Então se uma empresa busca por urgência de resultados, esse não é o caminho.
Em contrapartida, o SEO gera resultados cumulativos. Isso significa que ao longo do tempo, sua página, se bem rankeada, poderá gerar bons resultados.
Diferente do SEM que os resultados só ficam em evidência enquanto há um investimento por trás. Sem esse investimento, a visibilidade acaba.
E o CRO?
Todo tráfego gera um custo. Ainda que ele seja orgânico, é preciso saber como agir para que os objetivos de marketing e vendas possam ser atingidos.
O CRO está ativo para que consiga ajudar e garantir que o máximo desse tráfego não se perca e que as oportunidades sejam aproveitadas. Além disso, a ferramenta traz benefícios como:
- Economia de tempo e dinheiro;
- Melhora os resultados sem muito trabalho;
- Gera aumento de ticket médio.
Em qual das ferramentas de marketing devo investir?
A resposta para essa pergunta é muito relativa e vai depender de vários fatores e de seu objetivo. Se você quiser direcionar um tráfego de modo mais rápido para que possa obter resultados imediatos, o SEM é o mais indicado.
Se você já tem uma boa visibilidade orgânica e quer poder complementar isso, o SEM também é o indicado. Agora se sua estratégia é a longo prazo e você visa a economia, o SEO é o mais interessante.
Tudo dependerá muito, por isso é preciso avaliar e analisar as situações individuais.
Conclusão
Por fim, vimos aqui um pouco sobre as ferramentas de marketing, assunto que gera algumas dúvidas para muitas pessoas.
Como este é um tema extenso e que leva a várias ramificações, um artigo não será o suficiente para explicar qual estratégia você deve optar por implementar.
Por isso, contar com ajuda nessas horas é algo muito importante. A consultoria poderá te ajudar nessa questão para que você possa melhorar a sua performance e aumentar a conversão dos usuários.
A Vanguarda pode te ajudar nessa questão. Entre em contato e tire suas dúvidas com profissionais aptos e preparados para esse tipo de serviço.
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