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Conheça estratégias de marketing para usar em tempos de crise

Conheça estratégias de marketing para usar em tempos de crise

A economia do país, volta e meia, enfrenta dificuldades provocadas por crises de diferentes origens. Em primeiro momento, é normal o desespero. Mas, ao invés de lamentar e aceitar o prejuízo, o momento pede um comportamento mais focado em resultados. Nada melhor do que investir em novas estratégias de marketing.

Se a sua empresa não estava preparada para a situação, ainda dá tempo de buscar alternativas seguras para enfrentar essa instabilidade. 

A Vanguarda Comunicação preparou este conteúdo para mostrar quais estratégias de marketing usar em tempos de crise. Continue a leitura e descubra!

Crises e turbulências que impactam empresas

O Brasil é marcado por turbulências políticas e econômicas que impactam diretamente a sociedade, a começar pelo mercado. É como um efeito dominó que atinge todas as camadas, prejudicando empresas e o público em geral.

Muitos empresários tendem a demitir funcionários, enxugar equipes e, na pior das hipóteses, fechar as portas. É a consequência desesperada da falta de gestão de crise, falta de planejamento e de estratégias de drible para momentos assim.  

Mas é possível minimizar os efeitos da crise com medidas de prevenção. Elas devem constar nos planos de qualquer empresa e serem executadas em paralelo ao primeiro sinal de instabilidade.

Parece ser tarde para isso, certo? Não precisamos ser pessimistas. Há sempre uma estratégia capaz de devolver as esperanças. 

Antes de tudo, avalie os cenários

Investir em marketing em tempos de crise é avaliar cenários, definir prioridades, adaptar estratégias e identificar oportunidades. É preciso atuar de maneira estratégica, usar meios eficientes em ações plausíveis, de curto, médio e longo prazo. 

Você tem um espírito empreendedor? Acreditamos que sim. Do contrário, não estaria neste artigo em busca de uma solução, certo?

Empreender é isso. Em um bom português, fazer do limão uma limonada. É encontrar uma solução sempre que surgirem desafios pela frente.

Agora, vamos ao que importa. A seguir, mostraremos algumas estratégias de marketing que podem ser a saída para o seu negócio em épocas de crise. Acompanhe!

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1. Marketing Digital

O marketing digital é um conjunto de estratégias de marketing aplicadas aos canais e recursos digitais. Diante do enorme papel da internet na sociedade e no mercado moderno, sua aplicação é uma necessidade para as empresas.  

Vale ressaltar que existe uma infinidade de recursos disponíveis nas ferramentas online, o que reforça a necessidade de dominar tais recursos e usar técnicas não só de vendas, mas que trabalhem a imagem da sua organização. 

Isso se dá por diferentes meios dentro do marketing digital, sobre os quais falaremos com maior detalhe no decorrer do texto.

2. Inbound Marketing

Antes de continuar, como foi que você chegou até este artigo? Com certeza pesquisou no Google algo relacionado à crise e ao marketing. Ou ainda por outros meio, como navegação de página em página, redes sociais, etc.

A mesma estratégia pode ser usada pela sua empresa. Para atrair visitantes e mais tarde poder convertê-los em clientes. 

O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, é justamente isso. O uso de ferramentas capazes de chamar a atenção do público e transformá-los em compradores dos seus produtos. 

A grande vantagem do Inbound Marketing é o seu baixo custo de investimento em relação aos modelos tradicionais de divulgação, como a publicidade em rádio e televisão. 

Além disso, a possibilidade de mensurar resultados de campanhas e controlar o que gasta para obter um retorno positivo e satisfatório. 

3. Marketing de Conteúdo

Outra estratégia que funciona em períodos de crise é o investimento na sua autoridade. Em épocas de recessão econômica, o cliente não quer correr o risco de fazer o mal negócio. Ele procura empresas que tenham autoridade no segmento que precisa.

E a melhor maneira de aumentar a sua autoridade (e se tornar preferência) é investindo em Marketing de Conteúdo. Por meio dos canais online e offline, a sua empresa pode nutrir seus futuros clientes com materiais capaz de solucionar seus problemas.

4. Social Media Marketing

As redes sociais são um verdadeiro fenômeno no mercado atual. O número de empresas que atribuem seu sucesso aos métodos desenvolvidos nessas plataformas cresce significativa a cada ano. 

Esses canais são únicos, porque permitem trabalhar diferentes tipos de Marketing com um diferencial importante: neles, as macas e seus consumidores são como amigos. 

A aproximação e linguagem adequada ao público alvo, mas precisa ser desenvolvida gradualmente com uma presença ativa e qualificada. 

Isso significa postagens humanizadas e ações de engajamento inteligentes. Mais do que vender um produto visando apenas o lucro, é essencial conquistar e encantar os clientes online.

5. E-commerce

Hoje em dia, os consumidores buscam conforto na hora de adquirir um produto. Isso é possível por meio de vendas online, o chamado e-commerce. Mais do que uma alternativa na maneira de comprar, é um meio de aprimorar o atendimento ao público mais exigente. 

Como a regra de ouro nesta pandemia de coronavírus é ficar em casa, a tendência mais forte para o consumo está na possibilidade de fazer tudo no conforto de casa. 

O consumo não vai parar

As pessoas dependem de produtos e serviços de todos os tipos e alguns setores continuam funcionando normalmente na crise provocada pelo coronavírus. É o caso do comércio de produtos e serviços essenciais, como supermercados e farmácias, por exemplo. 

O que você deve ficar atento é ao comportamento dos consumidores, pois isso está em constante transformação. 

Sendo assim, procure entender o que se passa com o seu público, que desafios essas pessoas estão vivendo e como a sua empresa pode continuar contribuindo agora e no mundo pós-coronavírus.

Estratégias de Marketing: parcerias são importantes 

As pessoas precisam das empresas e as empresas dependem de outras empresas, portanto, parcerias e ações conjuntas nunca foram tão necessárias. Portanto, em épocas de crises, fazer estratégias de marketing precisa de especialistas. 

Como dissemos no início do artigo, ainda é tempo de procurar alternativas que evitem prejuízos maiores aos pequenos, médios e grandes comerciantes. 

Este conteúdo respondeu suas dúvidas? Esperamos que sim. Não deixe de conferir outros conteúdos importantes que podem ser a solução que a sua empresa espera. Leia também: Campanhas integradas: como elas podem alavancar o seu negócio?

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