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Estratégia Omnichannel: descubra as ações de marketing por trás da Semana Tarja Black da Drogaria Santo Remédio

Aprenda as estratégias omnichannel para vender mais em sua empresa

Hoje em dia, com a variedade de canais e mídias ao alcance do público, as empresas ganharam aliados fundamentais para suas campanhas. As estratégias de vendas, antes feitas somente pelas mídias tradicionais, agora podem ser impulsionadas com os canais digitais, em uma estratégia que chamamos de Omnichannel

Mais do que um meio de “vender mais”, o Omnichannel visa estreitar a relação entre o online e offline, deixando a experiência do cliente ainda melhor.

Foi assim que a Drogaria Santo Remédio, em parceria com a Vanguarda Comunicação, conseguiu resultados impressionantes na Semana Tarja Back, campanha criada no período da Black Friday. Saiba mais sobre essa história de sucesso. 

Antes de tudo, o que mesmo é o Omnichannel?

É um método que se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline. O termo tem origem no latim e inglês, que em tradução para português seria algo como “todos os canais”. 

Entretanto, o termo não pode ser confundido com o Multichannel e o Crosschannel. Os conceitos são parecidos, mas existem diferenças nos métodos de aplicação. Veja:

  • Multichannel

Existe o uso de vários canais de compra, como site, aplicativo e lojas físicas, porém, eles não estão conectados, ou seja, não existe troca de informações sobre eles. 

  • Crosschannel

Este método se baseia no cruzamento de informações. Por exemplo, a compra pode ser realizada online e a retirada do produto na loja física. Não existe “competição” entre os canais, uma vez que eles se complementam.

Já nas estratégias Omnichannel (que faz referência a todos os canais), o cliente pode ver na televisão a propaganda de um produto, usar o aplicativo da loja para fazer a compra e optar por recebê-lo em casa, por exemplo. 

Viu como a facilidade do processo de compra está interligado e de forma simultânea? Dessa forma, os canais online e offline proporcionam uma melhor experiência do usuário/cliente. 

Outra vantagem da estratégia omnichannel é a possibilidade de criar condições diferenciadas de compra, como promoções exclusivas para os usuários do aplicativo, por exemplo. 

Assim, investe-se em engajamento e ao mesmo tempo em fidelização do cliente, uma vez que a facilidade de obter um produto é um dos principais fatores de conversão de um potencial cliente em um cliente fiel.  

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Santo Remédio e Semana Tarja Black

A Santo Remédio é uma rede de drogarias do Grupo Tapajós, um dos maiores fornecedores de suprimentos de saúde e medicamentos da região Norte. A empresa preza pela qualidade dos produtos e trabalha com as marcas que são referências no mercado. 

Atualmente, a Santo Remédio está presente em três estados da região Norte: Amazonas, Pará e Roraima. Com mais de 50 lojas, a rede de drogarias, junto à Vanguarda Comunicação, alcançou um ótimo posicionamento no mercado.

Isso se deve principalmente às estratégias adotadas entre as empresas, que criaram métodos e melhorias contínuas, focadas principalmente em vendas. A Semana Tarja Black é um dos grandes exemplos de sucesso.

A campanha, criada para atender os clientes no mês de novembro, durante a Black Friday, obteve resultados acima do esperado. Mas o que está por trás disso? Veja a seguir os métodos utilizados.

As estratégias por trás do sucesso

A Black Friday é um evento promocional do comércio realizado anualmente no mês de novembro. A tradição norte americana chegou ao Brasil há alguns anos e trouxe junto boas expectativas por parte dos comerciantes e dos consumidores ativos. 

Por causa dos descontos fora do comum, o público se prepara o ano inteiro para esse período. Afinal, praticamente todos os setores da indústria, comércio de bens e serviços, aderiram a essa forma de vender, movimentando a economia do país.

Por causa disso, a Black Friday foi o período ideal para a Santo Remédio investir em uma forte campanha de vendas. Mas, para que a Semana Tarja Black trouxesse bons resultados, era preciso o Omnichannel.

Anúncios nas mídias tradicionais

A Vanguarda apostou em um anúncio televisivo para a Santo Remédio, onde os produtos da promoção eram apresentados aos telespectadores. Uma novidade utilizada foi a captação de leads pelo próprio veículo, por meio de um QR Code

O QR Code é um código de barras que pode ser facilmente escaneado por um telefone celular com câmera. Uma vez escaneado, o código conduz o usuário para um endereço da internet, número de telefone, localização ou outros.

Por meio do QR Code do VT, os telespectadores que se interessaram pelos produtos apresentados, tiveram a opção de navegar no site da Santo Remédio e se tornarem leads, possibilitando o recebimento de e-mails com ofertas da Semana Tarja Black.

O papel das redes sociais

Nas redes sociais, Facebook, Instagram, YouTube e anúncios no Google Ads, a divulgação da Semana Tarja Black também foi impulsionada em todas as praças onde a Santo Remédio atua. 

Foram inseridos em cada canal da empresa os banners da campanha. Eles são anúncios que surgem na tela do internauta, com o objetivo de atrair leads para a promoção.  

O engajamento por meio desses canais foi grande, conforme você confere na imagem abaixo:

O omnichannel deduz entrar em contato com seu cliente no canal de sua preferên cia
Este foi o resultado de captura de leads gerados apenas por meio das redes sociais, com o uso de um ticket (investimento) médio.

Uso de Landing Pages (páginas de captura)

As landing pages são páginas de captura de potenciais leads pela internet. Por ela, são solicitados alguns dados do usuário, como nome, endereço de e-mail e telefone, além da cidade de estão interagindo. O objetivo é trabalhar o marketing de relacionamento com esses contatos por meio de e-mail marketing e ferramentas de automação.

Na Semana Tarja Black, a Santo Remédio colocou uma condição: Somente os usuários da internet que fizessem o cadastro na landing page poderiam realizar as compras com o desconto referentes à campanha. A divulgação da landing page ocorreu com antecedência, 15 dias antes do início da promoção. 

Após o cadastro, o usuário era encaminhado para a página de agradecimento, onde uma mensagem avisava que as ofertas referentes à campanha seriam enviadas diretamente para a caixa de entrada do lead, ou seja, com exclusividade pelo e-mail. 

Disparo de e-mail marketing 

Os e-mails marketing nada mais são do que aquelas mensagens via e-mail que o usuário recebe ao se cadastrar na landing page, newsletter e outros. Eles são disparados para manter o contato e gerar aproximação entre a empresa e potenciais clientes. 

Com uma boa ferramenta de automação e gestão de marketing, esse processo pode ser configurado, de forma que os e-mails sejam enviados para cada cidade participante da promoção de forma personalizada. É o que chamamos de segmentação de leads.

Para a Semana Tarja Black, foram disparados três e-mails, com assuntos diferenciados e um excelente texto. Pelas mensagens, os leads ficavam sabendo quais produtos estavam na promoção e o valor do desconto na hora da compra. 

Dessa forma, o usuário saberia escolher com antecedência o produto, além de poder comprovar os descontos com base no concorrente. Os descontos eram exclusivos para cadastrados. 

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