5 formas de analisar e mapear o ciclo de vendas da empresa
Fazer a análise do ciclo de vendas de uma empresa é fundamental para que se possa saber quanto tempo levou para que um negócio pudesse ter sido fechado, do início ao fim.
Toda empresa deseja saber como encurtar os espaços que foram abertos durante esse ciclo para que as vendas aconteçam mais rápido sem chance de desistência por parte do consumidor.
Para isso, é fundamental que a empresa se baseie em estratégias sólidas. Dessa forma, fica mais fácil perceber o que precisa ser feito e quais ações devem ser tomadas.
Se você quer saber como fazer isso, continue lendo este conteúdo.
Como mapear o ciclo de vendas?
O ciclo de vendas é definido por todos os processos necessários que um produto precisa passar para que ele seja vendido. Conhecido também como a jornada do cliente, ele vai desde o primeiro contato do cliente com a marca ou produto, até que se conclua o fechamento do negócio.
Ter um certo domínio do ciclo é fundamental para que se possa formar uma estrutura melhor durante esse processo e colocar na balança aquilo que tem sido bom ou não para o negócio.
Esse tipo de análise faz com que você possa ter mais segurança em seus planos e, ao mesmo tempo, você consegue analisar quais têm sido seus pontos fracos.
Então, o ciclo de vendas é um indicador sobre como suas metas de vendas estão. Por meio dele, pode-se saber quantos leads estão em cada etapa do funil. Existem três etapas que determinam o ciclo de vendas. São elas:
- Time to value;
- Lead scoring;
- Pipeline e processo de vendas.
O time to value determina o tempo que o cliente leva para poder determinar valor com a sua solução proposta. Por exemplo, se você vende um software que só depois de 30 dias o cliente consegue tirar algum sucesso dele, o seu ciclo de vendas acabará sendo próximo a esse valor.
O lead scoring é o sistema de classificação e de priorização de clientes em potencial. Nessa parte, você precisa entender sobre quem serão seus clientes, o que ele deseja com sua empresa, como ele se comporta em seu site, etc.
No fim das contas, o lead scoring te permite saber quais são os comportamentos mais comuns que seus leads possuem e que os levam a realizar uma compra.
O pipeline e processo de vendas se refere ao tamanho do ciclo de vendas. Ele acaba dizendo muito sobre gestão de etapas do processo de vendas. Quanto mais eficiente ele for, menor será o ciclo de venda.
Como encurtar o ciclo de vendas em sua empresa?
O tempo que o cliente levará para decidir se vai ou não comprar a solução que você está propondo pra ele é fundamental para que o ciclo de vendas possa diminuir.
Ainda que existam fatores que estejam fora do seu controle, há alguns pontos que você pode implementar para que o tempo de vendas se encurte. São eles:
1. Capacitação de equipe
O treinamento da equipe é fundamental para que você consiga diminuir o ciclo de vendas longo. Por meio deles é possível implementar estratégias de vendas e aumentar o desempenho dos mesmos.
Assim, a chance de fechar negócio fica maior. A capacitação deve ter pontos a se explorar, por exemplo:
- Saber qual será a abordagem;
- Identificar quais serão as metas e objetivos;
- Identificar os gargalos existentes para eliminá-los.
Por isso, não é qualquer tipo de treinamento que pode ser feito para que se obtenha resultados. É importante montar algo estratégico para que se possa criar um cenário ideal.
2. Use métricas de acompanhamento
Usar KPIs de vendas é crucial para que a empresa que queira ter um ciclo de vendas curto consiga fazer isso. Os KPIs acabam sendo um ótimo instrumento para que você consiga ver as etapas que podem não estar apresentando um bom desempenho em sua duração.
Depois de um tempo, os indicadores te ajudarão a testar os processos que você implementar e então, pensar em novas estratégias para que se possa chegar a melhores resultados de forma mais otimizada.
3. Alinhe o pipeline de vendas com a jornada do cliente
O pipeline de vendas é tipo um roteiro que o vendedor tem que seguir. Nele, cada etapa da jornada será mostrada. Assim, há como melhorar a qualificação dos leads.
Nessa etapa, é fundamental que se possa analisar o lead scoring e o time to value, pois os dois permitem que o pipeline se alinhe à jornada do cliente.
4. Faça uso das ferramentas de marketing e vendas
Por último, mas não menos importante, fazer uso de algumas ferramentas específicas é crucial para poder diminuir o ciclo de vendas de sua empresa.
O CRM é fundamental nesse processo de vendas, pois ele permite com que você guarde e faça o gerenciamento de todos os dados, históricos de ações comerciais, dentre outras tarefas.
Em pouco tempo você terá em mãos uma base boa para criar estratégias otimizadas e que poderão diminuir o ciclo de vendas e suas negociações.
5. Contar com um especialista no assunto
Muitas vezes, apesar do esforço colocado, muitas empresas não conseguem atingir seus objetivos, pois lhe faltam direcionamento correto. Em relação a isso, você pode contar com um especialista para te ajudar.
Na Vanguarda Comunicações, o CEO Breno Maciel é especialista em vendas e possui as melhores técnicas para que você possa alcançar seu objetivo em um curto tempo.
Por meio de técnicas avançadas, nosso CEO pode te ajudar no que você mais precisa para que consiga vender mais. Ficou curioso para saber melhor? Então entre em contato conosco!
Conclusão
Por fim, pudemos observar aqui sobre o ciclo de vendas e o que você pode fazer para que esse ciclo possa ser menor e suas vendas possam aumentar.
É muito importante trazer esse assunto à tona, pois ele é crucial para o melhor desenvolvimento da empresa. Se você precisa de ajuda em relação à parte de vendas, então entre em contato com a Vanguarda!
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