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Como a América Ford Manaus vendeu 85 carros em um único dia? Descubra!

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Um dos principais objetivos das empresas é buscar meios de vender mais para aumentar o faturamento. E foi isso que a América Ford procurou ao investir em estratégias de venda com a Vanguarda Comunicação, uma das maiores agências de marketing de Manaus.

No mês de maio, as duas empresas uniram forças em uma campanha que tinha como objetivo vender 60 veículos novos em apenas um dia. A campanha foi um verdadeiro sucesso! A expectativa de vendas foi ultrapassada e o número de veículos vendidos chegou a 85.

Neste case, você vai ver quais estratégias a Vanguarda utilizou para trabalhar a base de leads, as campanhas realizadas, os indicadores, estratégias de mídia e divulgação para alcançar o número expressivo de vendas. Acompanhe!

Ferramentas e técnicas indispensáveis na estratégia

Antes de tudo, uma agência precisa saber como planejar e trabalhar as ferramentas do marketing para gerar bons resultados. E é isso que acontece na Vanguarda Comunicação, uma empresa que sabe como escolher e usar as táticas mais adequadas para impulsionar o número de vendas.

Com uma equipe de profissionais altamente capacitados em suas áreas de atuação, foi possível aplicar as técnicas com eficiência, desde o planejamento até a análise dos resultados obtidos.

Para alcançar o sucesso das vendas, a Vanguarda Comunicação usou diversas ferramentas de estratégia do marketing digital. Nós vamos mostrá-las a seguir.

KPIs – Key Performance Indicator

Os KPIs são técnicas essenciais que foram usadas para analisar o que estava ou não funcionando antes e durante o processo. A ferramenta KPI pode ser um número ou percentual, que ajuda a medir o sucesso do marketing da campanha de maneira simplificada, além de auxiliar na tomada de decisões.

A sigla vem do inglês para Key Performance Indicator, que em português significa Indicador-chave de Performance.

A ferramenta analisou se os resultados estavam de acordo com o planejamento estratégico do marketing criado pela equipe para descobrir se as ações atenderam e alcançaram o objetivo proposto pela organização. Além disso, examinou o retorno dos investimentos aplicados.

Existem diversos indicadores-chaves que podem ser usados, mas para cada estratégia há um tipo diferente, que deve seguir os interesses de quem está analisando os resultados.

A análise do Inbound marketing e o Marketing digital pode ser feito com o KPI primário, que traz um panorama sobre cada fase da estratégia de vendas:

  • leads;
  • tráfego;
  • custo de aquisição por lead;
  • taxa de conversão;
  • receita por compra.

ROI – Return Over Investment

O ROI – Retorno sobre o investimento, é uma ferramenta que inclui a análise de qualquer investimento na organização, como treinamento de vendas, estratégias de retenção de clientes, entre outros. É possível determinar por meio dela se os investimentos realizados pela empresa estão trazendo o retorno esperado para o negócio.

É importante saber que o ROI é apenas uma forma de saber se as ações do marketing estão sendo eficientes. O uso dessa ferramenta é fundamental para responder uma pergunta: os custos de investimento estão trazendo bons resultados? A depender da resposta, mantém-se a estratégia ou busca-se novos métodos de campanha.

Essa ferramenta foi determinante para planejar e aplicar as estratégias de vendas da América Ford, o que você vai acompanhar mais adiante.

Leia mais:
– Como as ações de Live Marketing promoveram o reconhecimento da 99 em Manaus

Como a América Ford Manaus vendeu 85 carros em um único dia?

Sobre a América Ford

A empresa pertence ao grupo Auto Parvi, um dos maiores do ramo automotivo do país, que atua há 38 anos no mercado e possui mais de 70 pontos de venda em todo o Brasil. Hoje, a América Ford é a maior em vendas Ford do Norte e Nordeste e a segunda maior do Brasil. Em Manaus, a empresa possui duas lojas, instaladas em pontos estratégicos da cidade.

O problema

O ritmo de vendas no primeiro semestre estava abaixo do esperado, mesmo com a base de leads grande provenientes de anúncios pagos e orgânicos, captados ao longo de três anos. Com as vendas fracas no primeiro semestre de 2019, ocasionadas principalmente pela recessão econômica dos últimos anos, a estabilidade da empresa na capital do Amazonas estava ameaçada.

A solução

Por meio de um diagnóstico, nós, da Vanguarda, constatamos que as estratégias antes utilizadas já não eram suficientes para obter um retorno positivo, surgindo a necessidade de buscar novas estratégias comerciais que evitassem que a empresa perdesse vendas para as concorrentes.
Decidimos então utilizar as seguintes estratégias de campanha para alcançar o público por meio de comunicação direta e indireta:

  • Ligação para as carteiras ativas e inativas;
  • Disparo de e-mails marketing e SMS para a base de leads;
  • Anúncios do Google, Facebook, Instagram e site;
  • Influenciadores digitais;
  • Links ao vivo por uma emissora de rádio parceira.

Durante uma semana, trabalhamos para aumentar o número de cadastros qualificados por meio de ligações para as carteiras ativas e inativas, disparos de e-mail marketing e SMS para a base de leads, anúncios no Google, Facebook, Instagram e site.

Também durante esse período, treinamos as equipes de venda para proporcionar aos clientes um atendimento que, de fato, convertesse em vendas. Criamos 5 equipes para concorrer entre si e, em troca, elas receberiam bônus a cada venda realizada.

No quinto dia, cuidamos da ambientação da loja, café da manhã, música, almoço (feijoada) e bebidas. O objetivo, nesse caso, foi criar um clima atrativo e receptivo para os potenciais clientes, de modo que a ocasião influenciasse na decisão de compra.

Influenciadores digitais participaram com links ao vivo convidando os seguidores para comparecerem à loja. As emissoras de rádio realizaram as tradicionais blitz de rádio com link ao vivo direto das lojas, com transmissão simultânea da ação, ao mesmo tempo em que realizavam a propaganda.

Outro ponto essencial na nossa estratégia foi a comparação de preços. Os clientes saíam para pesquisar as condições de compra em outras lojas, para comprovar que as ofertas da América Ford eram vantajosas em relação aos concorrentes, fator que influenciou muitas compras na concessionária.

O resultado alcançado

A parceria entre a América Ford e a Vanguarda Comunicação rendeu resultados positivos para ambas as partes. A agência pode viver um momento único, em que se explorou toda a criatividade do seu time e a agilidade em realizar uma ação em tempo recorde (5 dias).

Expectativa superada

O resultado em número de vendas ultrapassou o esperado, de 60 para 85 veículos. A empresa também conquistou 10% de aumento em cadastro de clientes interessados em apenas um dia de ação intensiva. Os resultados obtidos foram graças ao empenho das nossas equipes de especialistas, profissionais qualificados e experientes no universo do marketing.
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