Blog

Anúncio no Facebook: você sabe usar as estratégias certas?

Anúncio no Facebook: você sabe usar as estratégias certas?

O que seria de uma marca sem anúncios nas mídias sociais? Hoje em dia, essa é uma das principais ferramentas de divulgação de produtos e serviços na internet. O anúncio no Facebook está entre os mais utilizados, uma vez que a rede social é a maior do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários.

Mas, uma pergunta: você sabe como fazer o seu anúncio trazer bons resultados? 

Para ajudar você, a Vanguarda Comunicação trouxe um artigo completo, com informações importantes sobre essa rede social. Além disso, você vai conferir dicas exclusivas dos nossos especialistas para fazer uma campanha de sucesso. 

Confira! 

Um pouco sobre a rede social 

O Facebook é muito mais que uma rede social, por onde se conhece pessoas e se estabelece relações. Empresas também utilizam esse canal para divulgar produtos e serviços, fator que torna a rede social ainda mais importante. 

Em nível global, o Facebook entra para a história como uma das empresas que mais faturam. Em 2018, seu lucro líquido foi de US$4,3 bilhões, número que representa uma alta de quase 20% ao ano. 

Pouquíssimas empresas conseguem uma curva evolutiva tão acentuada como o Facebook. E isso graças à sua política, que dispõe ferramentas de negócio para outras empresas, independente do seu tamanho.

Isso quer dizer que pequenas, médias e grandes empresas têm a oportunidade de investir em anúncios. Até mesmo e-commerces e lojas virtuais podem utilizar as ferramentas do Facebook para faturar. 

Vantagens de fazer anúncio no Facebook

O alcance do Facebook é gigantesco se compararmos com outras redes sociais. Além disso, a plataforma dispõe recursos testados como mais eficientes para anúncios na internet. Vamos parar para analisar.

Você deve ter percebido como os anúncios da timeline do Facebook são bem diferentes dos modelos normais na internet. 

No YouTube, por exemplo, antes de assistir qualquer vídeo, você certamente vai se deparar com pequenos anúncios de 5 segundos. Às vezes, o YouTube obriga o usuário a ver um anúncio ainda maior, de 30 segundos. 

Esse modelo “agressivo” de anúncios pode funcionar bem na plataforma, mas seria terrivelmente irritante  para o usuário do Facebook. Então, os engenheiros de Mark Zuckerberg criaram uma maneira de anunciar sem incomodar o usuário.  

A solução encontrada não poderia ser mais genial. Eles fizeram os anúncios estarem incorporados a timeline do usuário, de forma discreta, mas até mais eficiente.

Observando a tela do Facebook, é possível encontrar anúncios misturados com outras postagens, mas de modo que não interrompem o usuário em seu objetivo. 

Não deixe de conferir também:

– Produção de conteúdo: como divulgar, alcançar e impactar seu público?

– Orçamento de marketing digital: como montar o seu? Leia!

Entendendo o Facebook Ads

Antes de começar uma campanha no Facebook, é fundamental entender como funciona a plataforma de anúncios. A ferramenta permite que você crie, edite e meça os resultados de campanhas, tanto no Facebook quanto no Instagram. 

Por causa da universalidade da rede social, o Facebook Ads se tornou uma ferramenta tão crucial para o marketing digital. Por meio dele é possível alcançar o público-alvo de modo mais assertivo, manter uma comunicação engajadora e estabelecer relações mais firmes, baseadas na experiência do usuário. 

Além disso, é possível segmentar anúncios para o público com maior chance de conversão, trazendo um melhor retorno de investimento. Diferente dos outros canais, como a televisão, que que não escolhe exatamente o perfil da pessoa que assiste à propaganda. 

Inovação 

A maneira como o serviço é cobrado também é inovadora. O pagamento é realizado com base no desempenho do anúncio. Por exemplo: se o seu orçamento for de 200 reais por mês, mas a campanha apresentar uma performance de apenas 100 reais, sua cota será cortada pela metade.  

É uma forma de fazer com que o anunciante não jogue dinheiro fora em campanhas pouco eficientes. Esta é mais uma das vantagens de investir em anúncios no Facebook. 

Formatos de anúncio no Facebook

Outro ponto considerado vantajoso em relação a outros canais é a diversidade de recursos disponibilizados pela plataforma. Cada anúncio tem basicamente dois componentes: o formato (a aparência dele) e o posicionamento (onde ele será exibido).

Cada formato traz especificações como dimensões, tamanhos de arquivos e limites de caracteres. Para facilitar a sua compreensão, vamos mostrar a seguir os tipos de anúncios mais utilizados oferecidos pela plataforma. 

Vídeo

Formato ideal para apresentar os recursos do produto e chamar atenção das pessoas com sons e movimentos. Eles podem ser publicados em diferentes seções no Facebook, para garantir que o usuário seja alcançado em qualquer lugar da plataforma. 

 

  • In-stream

 

Anúncios em vídeo que aparecem nos vídeos que as pessoas visualizam. O Facebook tem uma aba específica para quem gosta de visualizar programas e demais conteúdos audiovisuais na internet. 

 

  • Feed

 

Anúncios que alcançam as pessoas que navegam pela timeline. Eles surgem entre uma postagem e outra e são ótimos recursos para chamar a atenção do usuário. 

 

  • Stories

 

Os anúncios também podem ser reproduzidos nos stories do Facebook, onde os usuários acompanham as atualizações dos amigos. É uma ótima estratégia para atingir potenciais clientes. 

Imagem

A imagem é um dos recursos mais usados pelas empresas no Facebook e no Instagram, sendo uma maneira eficiente de aumentar o reconhecimento sobre quem você é o que você faz. A imagem dá à empresa um formato simples e descomplicado para usar com imagens inspiradoras e texto cativante.

Quando usar as imagens para os anúncios:

  • Quando você quiser direcionar o usuário para o site da marca;
  • Quando você precisar criar um anúncio rápido e descomplicado;
  • Quando desejar aumentar o reconhecimento de produtos;

Importante: Um estudo do Facebook mostrou que uma série só com anúncios de foto teve desempenho superior ao de outros formatos na geração de tráfego único. 

Coleção

Este formato permite que as pessoas passem da descoberta à compra de forma suave e imersiva. Cada anúncio de coleção tem um vídeo ou imagem principal, acompanhada de outras imagens, formando uma grade. 

Ao clicar em um anúncio de coleção, o usuário é levado a uma experiência visual de carregamento rápido, uma tecnologia que permite uma experiência instantânea. O melhor de tudo é que não precisa sair do Facebook ou do Instagram.  

Carrossel

O carrossel é um formato bastante utilizado quando se deseja apresentar vários produtos, destacar os recursos de um único produto, quando se quer envolver as pessoas ativamente ou explicar um processo. 

Este formato permite colocar até 10 imagens em sequência. Existe a possibilidade de configurar cada cartão para um link diferente, que dê opções aos clientes, ajudando aumentar a taxa de cliques, por exemplo. 

O carrossel é também um formato que ajuda a gerar engajamento, além de conduzir o usuário a uma ação.  

Outros formatos 

Além dos recursos mais usados pelas marcas em anúncios no Facebook, a plataforma disponibiliza opções com funções um pouco mais específicas. São os seguintes:

Apresentação multimídia

Com imagens e com texto para contar uma história encantadora e que ao final leve o usuário a uma ação. 

Experiência instantânea

Anteriormente chamada de Canvas, fornece uma experiência otimizada para dispositivos móveis e em tela cheia instantaneamente por meio de anúncio.

Anúncios de geração de cadastros

Ajudam as empresas a coletarem informações de pessoas interessadas, usando uma imagem, vídeo ou carrossel, seguida de um formulário de cadastro.

Ofertas

São descontos e promoções que podem ser compartilhadas com clientes por meio de imagem, vídeo ou carrossel. 

Envolvimento com a publicação

Alguns anúncios têm por objetivo impulsionar curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações.

Participações no evento

Tem o objetivo de promover o reconhecimento do seu evento e gerar participações. Você pode criar seu anúncio de evento para ser exibido com uma imagem ou vídeo. 

Curtidas na página

Os anúncios de curtidas na Página podem ser usados para levar o usuários a curtir sua página. Podem ser usados vídeos ou imagens.

Passo a passo de como fazer um anúncio

Você viu até aqui os principais formatos de anúncios no Facebook. Embora alguns sejam mais usados, até mesmo pela dinâmica de aplicação, os outros também podem gerar bons resultados, a depender do objetivo da sua empresa.

Mas, independente do formato a ser usado por você, é importante conhecer alguns pré-requisitos importantes para começar a anunciar na plataforma. 

Crie uma página empresarial

Não importa o tamanho da sua empresa, nunca é indicado misturar perfis pessoais com profissionais. Devem ser perfis completamente diferentes. O perfil profissional deve seguir uma personalidade própria. Mas, para isso, o primeiro requisito para qualquer anúncio é possuir uma página empresarial.

Por meio dela, o Facebook dispõe ferramentas e recursos próprios para negócios, como os anúncios sobre os quais estamos falando neste artigo.

Política de publicidade para anúncios

É importante que você tenha ciência da política de publicidade do Facebook, uma vez que ela está em constantes transformações e melhorias. Alguns formatos de anúncio podem ser rejeitados, se não forem seguidas as regras da plataforma.

O que fazer caso seu anúncio seja rejeitado

Para casos específicos, em que se deseja promover produtos e serviços de saúde pessoas, é importante:

  • Explicar os benefícios ou seu produto ou serviço de uma maneira que se aplique a todas as pessoas. Evitar declarações que possam criar uma visão imprecisa dos resultados ou possivelmente criar expectativas não atendidas.
  • Pensar na reação do público que visualizará o anúncio. Evitar conteúdos que possa fazer a pessoa que visualiza o anúncio se sentir mal com seu estado atual e criar uma autopercepção negativa. 
  • Concentrar-se na finalidade do seu produto ou serviço, em vez da condição de saúde. Às vezes, os anúncios que se concentram na beleza ou na condição de saúde de uma pessoa podem causar desconforto.  

Para entender melhor a política de publicidade de anúncios no Facebook, clique aqui. O Facebook reserva uma seção especial para empresas, onde dispõe informações atualizadas das políticas, incluindo: Política de Publicidade de saúde pessoal e Política de Publicidade de atributos pessoas

Escolha do objetivo

O objetivo que você deseja alcançar deve ser especificado ao criar um anúncio. Dessa forma, o Facebook faz o direcionamento, que pode ser com base em dados demográficos e interesses. 

Algumas opções são mais indicadas do que outras, dependendo do seu objetivo. As possibilidades “Enviar pessoas para o seu site” e “Aumentar conversões no site” são as mais utilizadas, porque ajudam a conseguir novos cadastros (leads).

Consequentemente, o resultado pode ser o aumento das vendas. 

Opções que têm por objetivo manter os contatos dentro da rede social, como “Promover sua página”, por exemplo, não são muito indicadas. Uma vez que dificilmente você conseguirá falar com esses prospects.

Afinal, a rede não disponibiliza o e-mail ou telefone desses contatos. Por isso, é sempre melhor levar o usuário para um ambiente em que você tenha controle, como o site da sua empresa, por exemplo. 

Assim, fica muito mais fácil registrar o contato da pessoa que converteu no seu site. Você poderá usar as informações para enviar campanhas, relacionar-se e futuramente transformar o seu contato em cliente. 

Identificação do público

Uma pergunta que pode nortear sua campanha: públicos mais restritos e específicos ou uma audiência mais massiva e ampla? 

Para públicos menores, de até 100 mil pessoas, normalmente o desempenho é melhor do que para um público mais amplo, com mais de 1 milhão. Para isso, é importante saber para quem deseja mostrar seu produto ou serviço. 

Seja detalhista

Para quem não possui experiência com público-alvo, as primeiras vezes podem ser confusas. Mas não precisa se desesperar. Algumas informações podem ajudar você a montar um perfil ideal para quem você deseja alcançar nas redes sociais. 

  • Pessoas casadas ou solteiras;
  • Faixa etária ideal;
  • Nacionalidades;
  • Hábitos de consumo, entre outras.

Essas informações serão relevantes para o Facebook ajudar você a montar sua persona. Tudo o que você precisa fazer é inserir essas informações no Facebook e selecionar o investimento desejado.  

Definição de orçamentos 

O orçamento mínimo para começar a fazer seus anúncios no Facebook é de US$ 1 (1 Dólar Americano) por dia. Para quem está iniciando as campanhas, é indicado começar a anunciar com, no mínimo, R$ 20,00 (vinte reais por dia). 

Esse valor permitirá que você alcance um número interessante para fazer a mensuração do resultado. 

Mesmo que a sua empresa possua uma boa verba para investir em anúncios, é interessante testar algumas variações de anúncios, com um valor mais baixo. Ao observar os resultados, é possível saber qual tipo de anúncio performa melhor.

Dica importante

Sempre teste dois tipos de anúncios ao mesmo tempo para ver qual gera mais resultados. Se o primeiro gerar muito mais cliques que o segundo, pare o segundo e crie um terceiro anúncio.  

Para facilitar seu controle de investimentos, faça uma planilha de orçamento de marketing. Isso vai garantir que você aplique seus investimentos em ações que realmente trazem resultados para o seu negócio. 

Conclusão

Criar anúncios no Facebook pode mesmo trazer resultados excelentes para o seu negócio. Com a maior rede social do mundo e com uma infinidade de ferramentas disponíveis na plataforma, a sua empresa tem uma grande aliada para seu crescimento. 

Agora que você já tem uma noção melhor da grandiosidade do Facebook, saiba que é preciso dominar as técnicas de divulgação. Embora a maioria das ferramentas sejam intuitivas e fáceis de usar, sair publicando qualquer conteúdo pode colocar tudo a perder.

Você precisa contar com especialistas em planejamento de ações, redação e produção de conteúdos publicitários, além de um time completo para gestão de redes sociais e mensuração de resultados. 

Para isso, é fundamental contar com profissionais qualificados para fazer o seu anúncio no Facebook. No blog da Vanguarda Comunicação, você encontra outros conteúdos que podem ajudar você. Leia também: Por que a sua empresa PRECISA de uma comunicação integrada de marketing? 

Escreva um comentário